Offline
Paraná Handebol divulga pré-calendário da temporada 2021
18/12/2020 09:03 em Handebol
O calendário do handebol para a temporada 2021 está previamente definido. A Liga de Handebol do Paraná divulgou na quarta-feira (16) as datas previstas para as competições ao longo do ano, com início dia 18 de março e término em 05 de dezembro. Serão realizados 10 campeonatos, abrangendo as categorias máster, adulto, sub-21, sub-18, sub-16, sub-14, sub-13, sub-12 e sub-10. 
 
As atividades da modalidade começam de forma remota no dia 12 de fevereiro, com a reunião anual de planejamento da diretoria. Após, no dia 13 de fevereiro, acontece on-line as reuniões técnicas com os dirigentes dos clubes filiados e a Assembleia Geral Ordinária, na qual, entre outros assuntos, será apresentado o calendário 2021 pré-definido pela diretoria para análise e aprovação dos clubes filiados. 
 
De acordo com a diretoria da Paraná Handebol, decidiu-se de forma antecipada pela realização on-line destes eventos a fim de garantir a máxima segurança dos participantes, evitando assim o contágio do novo coronavírus, no entanto, havendo condições de segurança sanitárias os eventos poderão ser realizados no formato presencial.
 
Conforme o coordenador técnico da Paraná Handebol, Gentil Soares de Lima, a divulgação prévia do calendário objetiva o planejamento dos dirigentes para viabilizar a participação dos clubes na temporada 2021. “A diretoria da Liga de Handebol do Paraná tem por tradição divulgar um pré-calendário da próxima temporada todo final de ano, visando dar conhecimento e proporcionando uma melhor organização aos clubes filiados”, declarou Lima, e acrescentou: “Dependendo do andamento das vacinas e decretos das autoridades de vigilância sanitária poderão ocorrer alterações nas datas divulgadas dos eventos, os quais dependemos de aprovação na AGO, a ser realizada on-line dia 13 de fevereiro de 2021”.
 
Lima também lembrou que os clubes e municípios com direito adquirido de sede na temporada 2020 deverão se manifestar pela manutenção ou não da sediação para a temporada 2021 até o dia 09 de fevereiro, pelo e-mail parana@paranahandebol.com.br.
 
Para a realização do Simpósio Paraná Handebol, com as clínicas de formação dos atletas e técnicos, além da clínica de atualização do quadro de árbitros de handebol, a diretoria apresenta duas opções de data, a primeira em abril, entre os dias 21 a 24, e a segunda em agosto, de 26 a 29. A definição será feita em decisão conjunta com os clubes durante a AGO. 
 
Novidades
As principais novidades ficam por conta do incremento de novos torneios estaduais, entre eles o Campeonato Paranaense de Handebol Júnior, que será realizado em etapa única com as equipes divididas nas chaves ouro e prata, simultaneamente às disputas da categoria cadete, entre os dias 30 de abril e 02 de maio, na cidade de Toledo. Em paralelo, no mesmo período, o município toledense recebe também a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas, nas categorias livre, hcr7 e hcr4. Já a segunda etapa do HCR acontece entre os dias 16 e 17 de outubro, com sede a ser definida. O prazo para se inscrever nestas três competições encerra dia 30 de março. 
 
Outra novidade será a retomada da Taça Paraná de Handebol Indoor, na categoria livre, com jogos de ida e volta entre os meses de outubro, novembro e dezembro, no sistema mata-mata, ainda sem datas e locais das disputas definido.
 
Retorno às quadras
O retorno das equipes às quadras está previsto para o dia 18 de março com o torneio da Paraná Handebol Cup, tradicionalmente realizado no Complexo Esportivo do Centro Universitário FAG, em Cascavel. Essa competição envolve as categorias máster, livre, juvenil, cadete e sub-13, com inscrições abertas até 19 de fevereiro.
 
Na sequência, acontece a disputa da classe juvenil, que será realizada em 2021 pela primeira vez em duas divisões, com inscrições abertas até 26 de fevereiro. As três primeiras etapas acontecem com os campeonatos simultâneos da Chave Ouro e Prata, com início da disputa entre os dias 27 e 28 de março, em Toledo. Cascavel recebe a etapa seguinte, de 24 a 25 de abril, e Toledo volta a ser palco do torneio no dias 29 e 30 de maio, quando serão definidos os campeões da Chave Prata. A 4ª e última fase classificatória da Chave Ouro acontece de 26 a 27 de junho, em Cascavel. E as seleções finalistas da divisão de elite se encontram em Maringá, de 25 a 26 de setembro, para a decisão estadual.
 
Em seguida, as seleções adultas dão o start às disputas do Campeonato Paranaense de Handebol, que é realizado em três divisões. As inscrições podem ser feitas até 10 de março e os clubes interessados em sediar uma das etapas podem fazer a solicitação até o dia 09 de fevereiro. As quatro primeiras etapas acontecem de forma simultânea, tendo Toledo como cidade-sede da abertura da competição, entre os dias 10 e 11 de abril para os times da Chave Ouro, Prata e Bronze. 
 
A 2ª etapa está prevista para os dias 15 e 16 de maio, reunindo os selecionados da Chave Prata e Bronze no município de Jardim Alegre, enquanto da Chave Ouro o local da disputa ainda está em aberto. Dois Vizinhos recebe os times da Chave Ouro na 3ª etapa, entre os dias 21 e 22 de agosto, ao passo que Corbélia recepciona os elencos da Chave Prata e Bronze. 
 
De 11 a 12 de setembro ocorre a 4ª etapa em Campo Mourão para os selecionados da primeira divisão. Já o local da final da Chave Bronze e da última fase classificatória da Chave Prata ainda não está decidido. Saudade do Iguaçu será a sede da 5ª etapa da Chave Ouro entre os dias 16 e 17 de outubro, mesma data em que serão conhecidos os campeões da Chave Prata, ainda sem local da decisão. E Cascavel será a casa da final da Chave Ouro, de 06 a 07 de novembro.
 
Por sua vez, o Circuito Paranaense de Handebol de Areia será realizado dentro das etapas dos Jogos de Aventura e Natureza, organizadas pelo Governo do Paraná. Serão promovidas seis etapas no decorrer do ano, com período de inscrição para cada fase, conforme especificado em regulamento. A primeira será em Curitiba, entre os dias 17 e 18 de abril; a segunda acontece na região Norte do Estado, de 29 a 30 de maio; a terceira será feita de 10 a 11 de julho, no litoral paranaense; já a região de Angra Doce será o destino da quarta etapa, de 21 a 22 de agosto; enquanto a região dos corredores das águas recebe a quinta etapa de 02 a 03 outubro; e a região dos municípios lindeiros, no Oeste do Estado, será palco da decisão estadual, entre os dias 04 e 05 de dezembro.
 
Outra novidade para 2021 é a disputa em duas divisões do Campeonato Paranaense de Handebol Infantil, programado em etapa única para os dias 12 a 15 de novembro, ainda sem sede definida. As equipes interessadas em participar podem se inscrever até o dia 14 de outubro.
 
Realizada de forma paralela à divisão A dos Jogos Abertos, a etapa única do Campeonato Paranaense de Handebol Máster está prevista para 26 a 28 de novembro, em Apucarana, envolvendo atletas em três categorias: feminino acima de 40 anos, masculino acima de 45 anos e masculino acima de 54 anos. As inscrições ficam abertas até 26 de outubro.
 
E o tradicional Festival Paranaense de Handebol encerra o calendário da modalidade, de 02 a 05 de dezembro, em Toledo. O período de inscrição para essa competição, que envolve jogadores das categorias sub-10 e sub-12, termina dia 04 de novembro.

(Assessoria)

 

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!