Offline

Em Mandaguari, Programa “Nossas Águas” tem continuidade confirmada
Publicado em 08/01/2021 18:18
Notícias do Paraná

Os vereadores Garcia (Cidadania) e Sebastião Alexandre (MDB) se reuniram com o secretário de Agricultura de Mandaguari, Yohan Furtado, na manhã desta sexta-feira (8). Os parlamentares apresentaram os resultados do Programa “Nossas Águas” e defenderam a continuidade da iniciativa no município. No encontro, várias ações, envolvendo organização e recursos materiais e humanos, foram definidas, com o objetivo de intensificar o programa em Mandaguari.

 

“Estou feliz pelo fato de a Administração Municipal estar comprometida com a continuidade do programa, que foi uma iniciativa nossa transformada em lei municipal”, comentou Garcia. “Em pouco tempo, temos recebido um retorno significativo da população, o que mostra o quanto essa iniciativa tem contribuído para melhorar a qualidade de vida”, disse Sebastião Alexandre.

 

O secretário da pasta responsável por gerenciar os trabalhos garantiu uma atenção ainda maior à pauta. “A Secretaria estará empenhada neste projeto, porque o cuidado com as águas beneficia direta e indiretamente a toda a população”, assegurou Yohan Furtado.

 

Também participaram da reunião o diretor de Abastecimento, Fernando Ricardo Cedran, a engenheira agrônoma Gisiane July Ströher e o extensionista rural vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR) engenheiro Ricardo Augusto da Silva.

 

O PROGRAMA

O ‘Nossas Águas’ reúne atividades constantes de mapeamento de nascentes, com monitoramento, preservação, proteção e recuperação dos mananciais. Além disso, de acordo com o programa, os proprietários e usuários das áreas envolvidas, devem receber instrução, sendo que uma ampla divulgação junto à comunidade também deve ocorrer, de forma a expor a importância da preservação das minas.

 

Os idealizadores da iniciativa foram os vereadores Garcia e Sebastião Alexandre, que identificaram a demanda e fizeram a indicação ao Executivo, que elaborou o projeto de lei. O programa foi instituído a partir da Lei Municipal 3.406/2020. Até o momento, dez minas já foram recuperadas e/ou protegidas e outras 22 já foram mapeadas. A expectativa é a de que muitas outras sejam identificadas e recebam os serviços, que melhoram a água e a saúde da população.

(Assessoria)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!