João Menezes estreia nesta segunda (25) no Challenger de Antalya, na Turquia
24/01/2021 15:30 em Tênis

João Menezes entrará em quadra nesta segunda-feira (25) para o segundo de uma série de três challengers que está disputando na Turquia neste início de temporada 2021. Depois de Istambul, o mineiro jogará em Antalya e enfrentará na estreia, por volta das 10h (horário de Brasília), o turco Cem Ilkel, 25 anos, número 219 do ranking mundial, que recebeu wiil card. Será o primeiro confronto entre os dois no circuito. Menezes, número 3 do Brasil, chegou às oitavas de final no primeiro torneio no país e, com os pontos conquistados, passou a 186 do mundo.

Motivado com o balanço positivo em Istambul, vindo do quali e derrotando, na estreia, o principal favorito do torneio, o colombiano Daniel Galan, Menezes vai em busca de novos bons resultados nesses dois challengers em Antalya.  O primeiro começa nesta segunda e termina no domingo (31) e, o segundo, será disputado de 1º a 7 de fevereiro. Ambos no saibro. Em Istambul, os jogos foram em quadras duras e cobertas.

“Aqui entrei direto na chave principal. E é seguir nesta segunda semana na Turquia, agora em Antalya, buscando realizar bons jogos para ir avançando no torneio. Estou bastante animado”, afirma Menezes, 24 anos.

Desde 2018 Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória. Este ano, antes da Turquia, abrindo a temporada 2021, jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. 

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 26ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

(Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!