Offline
FIBA define grupos da Olimpíada de Tóquio 2020 em sorteio virtual
03/02/2021 15:23 em Basquetebol

A Federação Internacional de Basquete definiu na terça-feira, 2 de fevereiro, os grupos do basquete na Olimpíada de Tóquio 2020. Em sorteio online, transmitido ao vivo no Youtube da entidade, ficaram definidos os três grupos da primeira fase do torneio no Japão. No naipe feminino, o sorteio foi "completo", pois todas as seleções já estão classificadas - o Brasi não conquistou vaga no Pré-Olímpico Mundial. No masculino, quatro vagas ainda estão em jogo nos Pré-Olímpicos, e o Brasil vai em busca de uma delas em junho, na cidade de Split, na Croácia.

+ Veja o sorteio da FIBA na íntegra

Caso conquiste a classificação, o Brasil estará no Grupo B, com Nigéria, Austrália e o vencedor do Pré-Olímpico de Belgrado, na Sérvia. Os próprios sérvios, inclusive, são os favoritos por esse posto, com a Itália correndo por fora. O Grupo A da Olimpíada terá o Irã, Estados Unidos, França e o vencedor do Pré-Olímpico de Victoria, que tem o Canadá como favorito. Já o Grupo C conta com Espanha, Argentina, o anfitrião Japão e o vencedor do Pré-Olímpico de Kaunas, onde Lituânia e Eslovênia são favoritas.

Pelo novo formato de disputa olímpico, as duas melhores equipes de cada grupo mais os dois melhores terceiros, avançam para a fase eliminatória. O torneio olímpico começa em 24 de julho.

Pré-Olímpico de Split

O Brasil estreia contra a Tunísia, no dia 29 de junho, e depois pega a própria Croácia. Os dois melhores avançam para o mata-mata, contra Alemanha, Rússia ou México. Apenas o campeão do Pré-Olímpico vai para Tóquio 2020.

(COB)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!