O Palmeiras já está em solo catariano para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA. O Alviverde chegou nesta quarta-feira ao país onde tentará conquistar o planeta. O Alviverde tem a estreia marcada para o próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), mas ainda não sabe quem será o seu adversário. A definição sai nesta quinta (4), no duelo entre Tigres UANL (México) e Ulsan Hyundai FC (Coreia do Sul).
A partida, que está marcada para as 11h desta quinta, também marca a abertura do Mundial de Clubes da FIFA. O Tigres, que é o atual campeão da Concacaf Champions League, disputa pela primeira vez a competição. O clube mexicano tem no comando um técnico brasileiro: Tuca Ferretti, que é treinador da equipe desde 2010. Nos últimos cinco anos, o Tigres havia disputado outras três finais continentais, mas bateu na trave em todas elas. Dessa vez, foi diferente.
"Por dez anos, nosso time mostrou o quão bom era. Nas três finais que perdemos, as coisas pareceram simplesmente ir contra nós, pode acontecer. Até perdemos uma disputa por pênaltis quando parecíamos ter tudo sob controle. Mas agora que ganhamos, tiramos essa pressão. Podemos ir ao Mundial e buscar fazer algo grande", disse o treinador brasileiro ao site da FIFA.
O Ulsan Hyundai FC conquistou em 2020 a Liga dos Campeões da Ásia com a força de um brasileiro. Na final, diante do Persépolis FC, do Irã, os coreanos venceram por 2 a 1 com dois gols do atacante Junior Negão, que se despediu do clube na última semana. Durante a campanha, o Ulsan eliminou potências do continente como o Vissel Kobe, do Japão, e o Beijing Guoan, da China.
Além deste confronto, a quinta-feira de Mundial de Clubes tem também o duelo entre os campeões africanos, Al Ahly (Egito), e o campeão do país sede, Al Duhail.
Brasileiras em campo
A abertura do Mundial de Clubes ainda conta também com a participação de uma dupla brasileira no quadro de arbitragem, justamente no jogo entre Tigres e Ulsan Hyundai FC. Edina Alves Batista e Neuza Back farão parte de uma equipe de arbitragem 100% sul-americana para comandar a partida. Edina atuará como quarta árbitra, enquanto Neuza ocupará a função de auxiliar reserva.
Confira abaixo a equipe completa de arbitragem para a partida entre Tigres e Ulsan Hyundai FC:
Árbitro Principal: Esteban OSTOJICH (URU)
Assistente 1: Nicolas TARAN (URU)
Assistente 2: Richard TRINIDAD (URU)
Quarta Árbitra: Edina ALVES BATISTA (BRA)
Auxiliar Reserva: Neuza BACK (BRA)
VAR: Nicolas GALLO (COL)
Assistente VAR: Julio BASCUNAN (CHI)
(Texto: CBF. Foto: Cesar Greco/Palmeiras)