Com o fim do auxílio emergencial do Governo Federal, várias famílias de Mandaguari voltaram a ficar sem nenhuma fonte de renda, num cenário de aumento da taxa de desemprego em virtude da pandemia do novo coronavírus. Por esta razão, o vereador Eron Barbiero (PSB) sugeriu à Prefeitura, na última semana, a criação de um benefício municipal, com o objetivo de socorrer as pessoas mais carentes. O pedido foi feito por meio da Indicação 015/2021.
“As pessoas mais necessitadas que ficaram sem emprego são as mais prejudicadas nessa situação pandêmica, que ainda não terminou. Muitas delas se veem sem nenhum recurso para uma sobrevivência digna. Eu entendo que o Município precisa olhar para esse público com urgência”, explicou Barbiero.
De acordo com dados do Governo Federal, mais de 6 mil pessoas de Mandaguari receberam o auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal em 2020. Muitas delas já conseguiram recuperar o emprego, mas grande parte ainda está em situação de vulnerabilidade.
EXPECTATIVA
Pessoas que fizeram uso do benefício ou conhecem alguém que recebeu o auxílio aprovam a ideia. É o caso de Jésio Rubert, 59. “Minha esposa trabalha como MEI [microempreendedora individual] e foi bastante afetada com a pandemia. O auxílio ajudou bastante no ano passado. E como a situação ainda não está resolvida, uma proposta própria do município poderia socorrer muita gente”, disse.
Para Eron Barbiero, se colocada em prática, a medida beneficiaria diversos segmentos da cidade. “Um programa municipal com esse objetivo, além de ajudar essas famílias necessitadas, pode fomentar o comércio local, que, também, foi afetado com toda essa situação”, defendeu o parlamentar proponente.
(Assessoria CMM)