A nova fase da Seleção Feminina Sub-17 começou com o pé direito. Na segunda-feira (22), a equipe comandada por Simone Jatobá enfrentou o elenco Sub-14 do Santos Volta Redonda, em um jogo-treino, e venceu por 12 a 0. A partida faz parte do período de treinamentos do novo ciclo da categoria que acontecem em Pinheiral, no Rio de Janeiro.
O Brasil não teve dificuldades na primeira missão em campo da temporada. Com boas trocas de passes, Aline conseguiu infiltrar e abrir o placar logo aos dez minutos. O marcador foi alterado quatro minutos depois, quando Carol recebeu dentro da área e mandou a bola para o fundo da rede. No final da primeira etapa, Lara, uma das poucas remanescentes da geração passada, anotou o dela. Aos 39, Aline deixou mais um, levando a Canarinho para o intervalo com a vitória já sacramentada.
O segundo tempo reservou um Santos menos tímido e buscando mais o jogo. Mas, assim como a goleira Bianca não teve dificuldades no início do duelo, Leilane foi raramente acionada pela defesa. A Seleção Sub-17 ampliou com Dudinha, aos 6 minutos da segunda etapa, e com Ana Clara aos 8. De pênalti, Manuela deixou o dela e, de fora da área, fez o oitavo tento da Amarelinha. Em sequência, Ana Luiza balançou as redes duas vezes em menos de um minuto. Sua quase xará, Anna Luiza e Aline terminaram a goleada brasileira.
A Seleção Feminina Sub-17 permanece reunida até o dia 26 de fevereiro, intensificando a preparação para o Campeonato Sul-Americano ainda sem data definida pela CONMEBOL. Para essa convocação, Simone Jatobá selecionou, em sua maioria, atletas que nunca vestiram a camisa do Brasil. O recomeço tem agradado a treinadora e projetado novos rumos para a base feminina.
“É um ciclo novo. A gente está conhecendo as atletas ainda, mas acho que foi muito positivo hoje. Conseguimos ver muitas coisas boas, coisas que ainda precisamos trabalhar. Mas será através dos jogos que a gente vai conseguir ver as nossas necessidades. São meninas de 14, 15 e 16 anos que vem de treinamentos diferentes em seus clubes e a gente recebe situações de meninas que treinam todos os dias e outras que treinam três vezes por semana. Quanto mais treinamentos elas tiverem em seus clubes, melhores elas vão chegar aqui em todas as partes, técnicas e táticas,” avaliou Simone Jatobá.
(Texto: CBF. Foto: Thais Magalhães/CBF)