A Câmara Municipal de Vereadores deu um verdadeiro “golpe” no prefeito Ulisses Maia, na sessão de hoje, na opinião do advogado Humberto Boaventura. Em regime de urgência os vereadores aprovaram projeto de lei da vereadora bolsonarista Cris Lauer (PSC), que impõe ao prefeito publicar com antecedência os decretos de prevenção à covid-19. Na prática o projeto beneficia grandes empresários que têm contestado as restrições impostas pelos decretos na justiça. (Informação do jornalista Angelo Rigon, do Portal Maringá News!)
“Só tem uma intenção isso: dar tempo para entrarem com liminar para desfazer o decreto. Retira a autonomia do prefeito”, resumiu Boaventura. Para ele, o projeto aprovado hoje é uma aberração. O líder do prefeito, Alex Chaves (MDB), Flávio Mantovani (Rede) e Ana Lúcia Rodrigues (PDT) estão entre os 10 que votaram favoravelmente. O projeto foi aprovado sem discussão das comissões permanentes, e não recebeu voto contrário, embora alguns vereadores não tenham votado.
Nas redes sociais, Cris Lauer fez a festa. Há pouco tempo ela havia criticado seus colegas de Legislativo, dizendo que nada podia fazer em razão de trabalhar sozinha. Hoje, após a votação, e também nas redes sociais, chamou para si a aprovação, sem agradecer os 9 colegas que votaram com ela. Como a prerrogativa do enfrentamento à covid-19 é do prefeito, conforme decisão do STF, é possível que o projeto seja questionado na justiça.