Considerada uma cidade que possui um dos melhores projetos de gestão pública do estado do Paraná, Ponta Grossa deu mais um passo em seu processo de transformação digital. O município implementou o módulo Protocolo Oxy, desenvolvido pela Elotech, a maior empresa de software de gestão pública do Paraná.
O Protocolo Oxy é um sistema totalmente WEB acessado através do site da prefeitura. Por meio do sistema, o cidadão consegue fazer solicitações à entidade a qualquer momento e em qualquer lugar. O sistema é totalmente responsivo e funciona em qualquer dispositivo com acesso à internet.
Disponibilizado primeiramente de forma interna na Prefeitura de Ponta Grossa, no início de 2020, o sistema foi liberado para a utilização externa pelo cidadão no final do mesmo ano passado.
Até o início de março foram abertos 679 processos. No primeiro momento foi liberado apenas assuntos externos para revisão de IPTU, e agora outros tipos de serviços serão liberados gradativamente.
De acordo com o Secretário de Finanças de Ponta Grossa, Cláudio Grokovoski, no início da pandemia a prefeitura optou por implantar o protocolo online Oxy Cidadão da Elotech para que os contribuintes pudessem fazer o pedido de revisão do IPTU, já que as revisões trazem receita e os atendimentos presenciais no prédio estavam todos suspensos.
O sistema foi fundamental para a gestão fiscal, porque o contribuinte dependia do sistema para fazer o pedido e a prefeitura dependia do sistema para revisar e poder cobrar o contribuinte. Segundo o secretário, para os servidores, o processo representou um trâmite mais seguro e eficiente do processo. Tudo aquilo que estava no papel, tudo que tinha em arquivos e gavetas, agora fica na nuvem.
“Essa novidade permite que as pessoas tenham mais tempo de fazer suas solicitações de casa. Agiliza os trâmites e aproxima o contribuinte da administração municipal. Além disso, a Prefeitura de Ponta Grossa caminha hoje para uma administração pública sem papel, então além da redução de custos com impressões e papeis, também tem sido importante nesse processo de digitalização dos trâmites na administração municipal, garante Grokovoski.
Sobre a Elotech:
Com mais de 35 anos de experiência no mercado de tecnologia, a Elotech é a maior empresa de software de gestão pública do Paraná com produtos e serviços de excelência e qualidade superior. Oferece tecnologia de ponta, eficiência e transparência para mais de 550 entidades em todo o país. As soluções da empresa maringaense são voltas aos segmentos de educação, saúde, social, recursos humanos, administração, arrecadação e contabilidade. A Elotech tem conquistado os melhores prêmios de gestão e inovação. É a 23ª melhor empresa para trabalhar no Brasil na categoria médio porte e a melhor empresa maringaense no Ranking Nacional do Great Place to Work (GPTW). Também possui certificações CMMI DEV SVC Nível 3, que atesta aderência ao padrão internacional de qualidade de software, e o MPS-BR DEV “F”. Entre as principais ferramentas desenvolvidas pela Elotech está o Portal Transparência, um dos mais bem ranqueados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A missão da empresa é fornecer tecnologia de alta qualidade, sistemas que funcionam e serviços que resolvem rapidamente o problema dos clientes.
(Assessoria)