Offline

Cervejarias maringaenses conquistam premiação nacional
Publicado em 26/03/2021 20:11
Notícias de Maringá

O Sebrae/PR e parceiros vêm promovendo ações para desenvolver pequenas empresas na área de cervejarias artesanais no Paraná, desde 2017. As empresas de Maringá são presença frequente em pódios de melhores cervejarias do Brasil. Na última semana, a Cathedral repetiu as conquistas de 2018, 2019 e 2020, recebendo a medalha de ouro no 9º Concurso Brasileiro de Cervejas. A Redcor, que vem sendo reconhecida desde 2015, faturou medalhas de bronze.

O gestor de projetos do Sebrae/PR, Luciano do Marco Campos, destaca que apesar deste momento de pandemia, as cervejarias locais conseguiram manter qualidade dos produtos, a exemplo das que se destacaram na premiação.

“Em Maringá há desde as opções mais acessíveis, como também locais com inúmeras opções de torneiras, cardápios e ambientes diferenciados. Por isso, tanto os empresários que estão atuando como os que desejam iniciar um negócio precisam apostar em inovação”, diz Campos.

9º Concurso Brasileiro de Cervejas,  foi realizado no último dia 18, em Blumenau (SC). Neste ano, a competição premiou as melhores cervejarias em 134 categorias.  Ao todo, 467 empresas do setor, de todo o Brasil, participaram da disputa virtual, enviando 3,1mil amostras de diferentes estilos.

Segundo o gestor, as cervejarias da cidade vêm construindo uma rede de apoio, sendo que os empreendedores têm participado de evento do Sebrae como mentores para interessados no ramo. A cervejaria Cathedral, além disso, participou do Selo de Qualidade no Turismo, programa do Sebrae/PR que tem por objetivo estimular a melhoria da gestão e da qualidade dos serviços presados pelas empresas.

“Foi uma referência para nós em relação à gestão, qualidade e padrões. Aprendemos formas de atender o cliente novo, o turista e o recorrente”, conta André Vellosa Reis, sócio-proprietário da Cathedral.

Sobre a premiação, ele encara o reconhecimento também como motivação. “Sinal de trabalho realizado e bem-feito. Montamos uma estratégia para desenvolver um produto de excelência e qualidade. O reconhecimento mostra que o caminho está sendo bem trilhado. E ganhar nos deixa muito motivados. O sonho é de colocar a marca no mapa do Brasil”, comenta.  

O proprietário da Redcor e presidente do Núcleo de Cervejarias de Maringá (Nucem), David Redmerski Júnior, a régua do mercado em Maringá, onde há 13 cervejarias e outras em fase de implantação, é alta. “Maringá está presente na premiação desde 2015. Nós já atingimos os resultados com uma cerveja nossa e temos também reconhecimento internacional”, diz. “O mercado só não está melhor por conta da pandemia, mas ainda assim comporta novos negócios”, completa.

Para novos negócios, o gestor do Sebrae/PR sugere possibilidades como implantar clube de assinatura, mirar o público feminino, autosserviço, apostar em poucas variedades de cerveja em nome da qualidade, inovar no cardápio da cervejaria. “O ambiente pode ser voltado para um público diferente do masculino, O cardápio também pode trazer pratos mais ousados. As possibilidades são inúmeras, tem espaço no mercado, mas vale inovar pensando em segurança e menos investimento por conta do momento provocou mudanças no consumo”, conclui Luciano.

(Comunicação Sebrae)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!