Em dois atos solenes agora pela manhã, a Prefeitura prestou homenagem às vítimas de Coronavírus em Maringá. Às 9 horas, foi realizada solenidade de hasteamento a meio mastro de quatro bandeiras no Paço Municipal: do Brasil, do Paraná, de Maringá e uma branca, simbolizando a esperança de dias melhores e o uniforme usado pelos profissionais da saúde.
Devido a necessidade de distanciamento social, estiveram presentes apenas as autoridades: prefeito Ulisses Maia, vice, Edson Scabora; presidente da Câmara Municipal, Mario Hossokawa; comandante do Quarto Batalhão da Polícia Militar de Maringá, Tenente Coronel Marcio Antonio dos Santos; e o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi.
Familiares das primeiras vítimas de Covid-19 em Maringá estiveram presentes e foram homenageados. José Francisco Oliveira Silva (Mochila), esposo de Rosângela Antunes Machado da Silva, primeira vítima de coronavírus na cidade; e Iuda de Fátima Martins de Souza, filha de Belchior Martins, segunda vítima.
O município hasteou bandeiras a meio mastro também no aeroporto, e colocou bandeiras brancas na Rodoviária e Terminal Urbano.
Bosque da Saudade
Também neste sábado, o prefeito Ulisses Maia plantou um ipê-roxo no futuro Bosque da Saudade, que está sendo implantado junto ao Parque Linear Rio Samambaia no Jardim Piatã. Futuramente, cada família das vítimas da Covid-19 plantará uma árvore no local. Serão diversos tipos de muda, inclusive nativas que farão parte da revitalização do fundo de vale do Rio Samambaia.
O Parque Linear Rio Samambaia também terá um Memorial com escultura em homenagem às vítimas da doença. A escolha da obra será realizada por meio de concurso.
A partir deste sábado, durante três dias, a Catedral de Maringá receberá luz branca. O arcebispo Dom Severino Clasen e o presidente da Ordem dos Pastores, Alexandre Ferrarezi, gravaram vídeos em lembrança e homenagem às vítimas da Covid-19.
Os servidores da Prefeitura que não utilizam uniformes estão sendo convidados a trabalhar, na próxima segunda-feira, com a peça da parte superior do vestuário na cor branca. Outra iniciativa dos servidores está sendo realizada desde o dia 23 deste mês, a entrega de caixas de bombons para os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19.
O que é o Parque Linear
Estão sendo construídos em Maringá dois Parques Lineares, o Rio Samambaia, que abrange os bairros Batel, Campos Elísios, Champagnat e Piatã; e o Ney Braga. Os espaços terão parque infantil, quadras, pomar, estacionamento, pistas de caminhada, Academia da Terceira Idade (ATI) e palco cultural. O Parque Linear Rio Samambaia terá 15 mil metros quadrados.
(Ana Laura Silva/PMM)