"É muito importante ter esse dia para gerar reflexões e reforçar o entendimento e a necessidade do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), construindo de fato a inclusão". É dessa forma que Juliana Keller Nogueira, mãe do Arthur Nogueira de 8 anos, diagnosticado com autismo e estudante na rede municipal de educação, reconhece a importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta sexta-feira, 2 de abril.
Apenas na rede municipal de educação, são mais de 300 estudantes com TEA matriculados. Todos são encaminhados para as salas de recursos multifuncionais ou para Centro Municipal de Apoio Especializado Interdisciplinar (CEMAE), onde recebem atendimentos especializados ligados aos aspectos cognitivos, psicossociais ou físicos.
Arthur é um dos alunos atendidos na rede com acompanhamento da professora de apoio na sala de aula. "Agradeço a todos agentes educacionais da escola que o meu filho estuda. Em especial a professora regente e a professora de apoio, que não medem esforços para fazer adaptações necessárias e contribuir com o aprendizado", reconhece a mãe Juliana.
Políticas do Município
A Prefeitura de Maringá desempenha um trabalho humanizado e de qualidade para a promoção de políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um exemplo é a Clínica do Autista composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neurologistas, pedagogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Inaugurada há um ano, já atendeu mais de 100 pacientes.
A entrega de mais de 200 cartões de identificação do autista também simboliza mais um avanço na promoção em saúde do município. Iniciada em 2017, a ação promove inclusão, direito ao transporte público e facilita o atendimento no Sistema Único de Saúde.
Maringá também conta com a Lei 10.204 que estabelece que as placas de prioridade tenham o laço símbolo autismo e a Lei 11.105 /20 que garante que autistas e acompanhantes tenham o direito de estacionar em vaga para deficiente, com credencial própria para vaga.
Dia Mundial da Conscientização do Autista
A data, criada em 2008 pelas Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
(PMM)