A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza coletiva de imprensa para apresentar detalhes sobre a vacina conta a Covid-19 desenvolvida na instituição. O imunizante da UFPR está em fase de testes pré-clínicos com bons resultados. É uma vacina 100% nacional, ou seja, sem a necessidade de insumos importados e com características multifuncionais.
A tecnologia de produção é totalmente pertencente à UFPR, fruto de pesquisas com biopolímeros biodegradáveis e com partes específicas de proteínas virais. Outro fator importante é o custo, as doses devem ser mais baratas do que outras disponíveis no mercado.

A coletiva será realizada de maneira remota às 14:30 desta segunda-feira, dia 26 de abril. A transmissão será pelo Youtube da UFPR TV. O link de participação para os jornalistas que quiserem fazer perguntas será enviado com uma hora de antecedência, por motivos de segurança. Quem desejar participar, deve enviar um e-mail para jornalismo.sucom@ufpr.br, com nome, veículo em que trabalha e um telefone celular para contato. A UFPR fará um contato de verificação e uma hora antes do evento enviará via e-mail o link de acesso para a sala exclusiva para a imprensa.
Participam da coletiva de imprensa o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora, professora Graciela Bolzon de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Biológicas, professor Edvaldo da Silva Trindade, o vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, professor Emanuel Maltempi de Souza e os professores Breno Castello Branco Beirão e Marcelo Müller dos Santos, que atuam na pesquisa da vacina. Também estará presente o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.
(Assessoria)