O domingo (9) começou com a classificação emocionante do Avaí-SC às quartas de final da Copa do Brasil Sub-20 2021. Nos pênaltis, em partida disputada no estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Leão da Ilha superou o ABC-RN por 2 a 0 e seguiu na competição de base. No tempo regulamentar, o Alvinegro venceu os donos da casa por 3 a 0 (mesmo placar conquistado pelo Avaí no jogo de ida, em Natal).
Nas quartas de final, o Leão vai encarar Palmeiras ou Náutico-PE, que se enfrentam neste domingo (9). O time catarinense vai fazer o primeiro jogo da nova fase em casa.
+Confira todos os confrontos das oitavas de final!
O jogo
Jogando fora de casa e precisando reverter o placar do jogo de ida, o ABC-RN não se intimidou e foi para cima do Avaí, no estádio da Ressacada, no primeiro tempo. O Alvinegro abriu o placar aos 15, com Edgar, após bela jogada individual de Pedro Maia. O lateral driblou os adversários e serviu o camisa 8 do ABC, que balançou as redes. O gol desestabilizou a equipe mandante e, no minuto seguinte, o Elefante da Frasqueira ampliou. Jonathan roubou a bola no campo de ataque, entrou na grande área e marcou o segundo do ABC.
Atrás no placar, o Avaí se lançou ao ataque, mas foi o ABC que marcou o terceiro gol. Aos 39, Tonhão cruzou na área e Claudinho Miranda apareceu entre os zagueiros para balançar as redes e deixar tudo igual no placar agregado, resultado que levaria a decisão aos pênaltis. Aos 47, o Leão da Ressacada quase diminuiu em cabeçada de Tucão.
O segundo tempo começou dramático para o Avaí. No primeiro minuto, o camisa 7, Jefinho, foi expulso da partida. Com um a menos, o Leão da Ilha passou a valorizar a posse de bola e quase marcou aos 21, com Tucão. Os mandantes passaram a pressionar mais, porém pecavam no último passe. Aos 36, outra chance desperdiçada pelo Avaí: Tucão cruzou na área e Gustavo completou para fora.
Com o triunfo do ABC por 3 a 0, mesmo placar que o Avaí estabeleceu em Natal, a partida foi para os pênaltis. Da marca da cal, vitória avaiana por 2 a 0. Macaé e Lipe converteram para o Leão da Ilha e o ABC desperdiçou quatro cobranças.
(Texto: CBF. Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C.)