Na próxima sexta-feira (21), das 18h às 19h, o Sebrae/PR realizará, em Maringá, um encontro online de lançamento do Capital Empreendedor, programa que tem como objetivo capacitar empresas inovadoras e startups para se aproximarem e negociarem com investidores. Trata-se de uma oportunidade para quem busca conhecimento sobre o setor e para a troca de informações em favor de negociações frutíferas.
O evento será um bate-papo com as startups maringaenses Verifact e LZ Energia, que passaram pela edição do Capital Empreendedor do ano passado. As empresas participaram da etapa estadual, foram selecionadas para o grupo nacional e foram reconhecidas entre as dez startups finalistas para receber um enxoval de mentorias.
Regina Acuto, CEO da Verifact, conta que a conexão com CEOs de outras startups durante o Capital Empreendedor foi uma das principais vantagens de participar do programa. “A jornada empreendedora às vezes é muito solitária, então foi positivo trocar conhecimento nas dinâmicas com os outros participantes, de várias áreas. É uma rede de contatos de alta qualidade. Essa experiência nos ajudou a ter outras visões para resolver problemas”, destaca.
A empreendedora destaca também as mentorias que recebeu de consultores, capacitações e os resultados que alcançou a partir da participação. “Tivemos 30% de aumento no número de acessos nas nossas redes sociais e expandimos de forma importante. Além disso, o programa foi essencial no processo que nos rendeu o prêmio Conecta Awards como startup destaque no ao passado”, comenta – o Conecta Awards, iniciativa do Sebrae/PR, premia startups e ecossistemas com soluções inovadoras.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Letícia Albuquerque, o Capital é dividido em cinco etapas, possibilitando aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar networking, identificar o modelo de investimento mais adequado para o momento da startup, aproximar-se e negociar com investidores de todos os estágios o programa.
“O programa ajuda a lapidar as empresas participantes, trazendo conteúdo e ajudando a fazer ajustes necessários para que a startup consiga pleitear e alcançar investimentos”, explica a consultora.
Para participar do encontro em Maringá basta se inscrever por meio do link: https://bit.ly/2RiSuoG. A inscrição é gratuita. No Paraná há programações locais em todas as regionais. Após os eventos, as empresas interessadas em participar do Capital Empreendedor participarão de um processo seletivo. Ao todo, 30 empresas serão selecionadas.
O programa é voltado para startups que estão em fase de operação e tração, mas CEOs de empresas em qualquer estágio do negócio podem acompanhar o evento regional para conhecer o programa e se preparar para o próximo ano.