Prosseguem até esta quinta-feira, 20, os exames preventivos realizados na carreta do programa Cuide-se+, estacionada na travessa Guilherme de Almeida, no estacionamento entre a Praça Raposo Tavares e o terminal Intermodal. A promoção é da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), com apoio da Secretaria de Saúde e do Sesi - Serviço Social da Indústria. As consultas começaram ontem.
“Eu soube do programa Cuide-se+ pela equipe de ginástica que participo. É uma oportunidade excelente que a prefeitura está fazendo para incentivar as mulheres a fazerem o teste. Quanto mais cedo fizerem e se cuidarem, vai ser melhor. Todos os anos faço mamografia”, diz a dona de casa Auria Navarro, 63.
A dona de casa Giseli Freitas, 35, descobriu o programa pela rede social. “No meu caso, vim fazer o exame pois pertenço ao grupo de risco no desenvolvimento do câncer. Minha mãe já teve o diagnóstico e por isso me sinto mais segura podendo evitar problemas futuros”, conta.
O atendimento na carreta é destinado às mulheres pertencentes ao grupo de risco no desenvolvimento do câncer de mama a partir dos 35 anos. Também estão sendo atendidas mulheres em geral a partir dos 50 anos. O atendimento é realizado das 13h às 17h e das 18h às 22h.
A ação visa promover a saúde da mulher, ofertando exames de mamografia de forma rápida e gratuita para a população. Os testes serão feitos por ondem de chegada, sendo 30 vagas por dia. Nos três dias serão 90 atendimentos. É preciso levar um documento com foto.
(Foto: Mileny Melo/PMM)