Offline
Com doações por aplicativo, Celepar arrecada 730 peças para instituição de Piraquara
11/06/2021 19:29 em Notícias do Paraná

Mais de 300 famílias em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas com a doação de 730 itens arrecadados pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). As peças incluem roupas, cobertores, roupas de cama e sapatos, e foram entregues nesta sexta-feira (11) à Associação Beneficente São Roque, responsável pela distribuição da doação às mais de 1,5 mil pessoas atendidas pela instituição em Piraquara, cidade da Região Metropolitana de Curitiba.

A arrecadação integra a campanha Aquece Paraná, promovida pela Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) através da primeira-dama, Luciana Saito Massa, para destinar esses itens a pessoas em vulnerabilidade social em todo o Estado.

“Esse volume de roupas é muito importante. Recebemos muitas peças de inverno, o que ajuda porque em Piraquara faz bastante frio. Essas 300 famílias têm muitas crianças e, por isso, atingimos uma base de 1.500 a 2 mil pessoas. Só temos a agradecer”, diz Lindaura Linhares Kintopp, vice-presidente da associação e organizadora da doação junto à Celepar.

Toda a doação foi organizada pelo aplicativo Paraná Solidário, disponível para qualquer cidadão cadastrar uma doação. O aplicativo requer um breve cadastro, e depois permite que o usuário escolha uma instituição de destino e combine a entrega.

“No período da pandemia, com o distanciamento social, o app facilita muito porque as pessoas não precisam se encontrar. Além disso, muitas vezes você tem peças de roupa ou até móveis e não sabe para quem doar. Com o aplicativo, você encontra uma instituição que tenha essa necessidade específica e consegue fazer a doação de forma bem simples”, explica Leandro Victorino de Moura, presidente da Celepar.

Para a arrecadação em si, a Celepar promoveu um sistema de drive thru com os colaboradores. A escolha da instituição e o trâmite das doações ficaram por conta do aplicativo. “Nós temos essa veia da solidariedade muito forte. Toda vez que temos uma campanha de doação, seja pela Celepar ou através da primeira-dama, o engajamento é muito grande, pois o respeito social está no nosso DNA”, afirma Moura.

Para Cristina Ricordi, superintendente geral de Ação Solidária, a arrecadação demonstra que a situação da pandemia despertou a solidariedade, chegando a números recordes em 2021. “Neste momento tão difícil, com o frio e a pandemia, essas doações fazem a diferença na vida de muita gente. No ano passado, atingimos 16 mil peças. Neste ano, já quase dobramos esse número em apenas um mês de campanha. Nossa expectativa é grande”.

SÃO ROQUE – A instituição escolhida pela Celepar para a doação já tem um histórico de ações com a empresa, já tendo destinado outras arrecadações anteriormente. Criada há 33 anos para atender doentes e egressos de hanseníase do Hospital São Roque, a associação atualmente dá apoio às famílias que vivem em vulnerabilidade social em Piraquara através de projetos sociais e culturais.

“Nossa filial no bairro de Guarituba dá atendimento para 200 alunos em dois núcleos, música e literatura. Na música damos aulas de coro e orquestra e, na literatura, temos uma biblioteca para que as crianças emprestem livros e trabalhos de incentivo à leitura. É um trabalho bem abrangente”, comenta Anna Thaís Fuck, presidente da instituição.

Do lado da assistência social, a instituição conta com o Programa Alcance, que dá auxílio às famílias em situação vulnerável, e o projeto Costurando o Futuro, que promove qualificação profissional e geração de emprego e renda com aulas de corte, costura e modelagem.

AQUECE PARANÁ – A campanha foi lançada em 12 de maio e segue até o dia 3 de agosto. São arrecadados roupas, cobertores, roupas de cama, calçados e outros itens. As peças devem estar em bom estado de uso.

As doações podem ser feitas através do aplicativo Paraná Solidário, em pontos de coleta nos quartéis do Corpo de Bombeiros ou por drive thru em datas pré-determinadas.

Para doar através do app, basta acessar o site www.aqueceparana.pr.gov.br, apontar a câmera do celular para o QR Code que aparece na tela e fazer o download do aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Ao abrir a ferramenta é preciso fazer um cadastro de doador. Assim que fizer o login, o usuário é direcionado diretamente para as doações do Aquece Paraná, podendo escolher a categoria do produto a ser doado: agasalhos ou cobertores.

Os doadores devem descrever e adicionar fotos dos produtos e confirmar o envio. O aplicativo mostra, então, as instituições mais próximas que precisam da doação. O contato com a entidade para acertar os detalhes sobre a entrega é feito pela própria ferramenta, ficando sob responsabilidade da entidade ou do doador. 

(AEN)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!