A mineira Nubia Soares venceu no domingo (13) a prova do salto triplo do Campeonato Espanhol de Clubes de Atletismo, na cidade de La Nucia. Ela ganhou com a marca de 13,97 m (0.7), representando o Barcelona, sua equipe na Espanha. No Brasil, a saltadora de 25 anos é filiada ao Clã Delfos, de Minas Gerais.
Nubia lidera o Ranking Brasileiro do salto triplo de 2021, com a marca de 14,03 (0.0), obtida no dia 29 de maio, em Ciudad Real. Nascida em Lagoa da Prata, a atleta mora na Espanha há três anos e defende o Barcelona, time de futebol do argentino Messi, desde o início de 2020. Ela treina na cidade de Guadalajara, com o cubano Ivan Pedroso, que foi um dos maiores representantes do País no salto em distância. O índice exigido para os Jogos Olímpicos de Tóquio no triplo é de 14,32 m.
Representante brasileira na Olimpíada do Rio-2016, Nubia venceu bem a prova em La Nucia. As espanholas Patricia Sarrapio e Diana Zagainova ficaram na segunda e terceira colocações, com 13,55 m (1,1) e 13,22 m (0,9), respectivamente.
A brasileira é companheira de treinos da venezuelana Yulimar Rojas, campeã mundial do triplo, que disputou o salto em distância. Ela venceu a prova com 7,27 m (2.7), mas a marca não foi homologada pelo vento acima do permitido (2.0). Com isso, Maurren Maggi continua como recordista sul-americana, com 7,26 m, desde 1999.
A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.
(Foto: CBAt)
MAIS...