O torcedor do X Rally Team está ficando mal-acostumado. Após terminar o Sertões 2021 com as três primeiras colocações, a equipe paulista quase repetiu o feito no Rally Jalapão, mas dessa vez terminou em primeiro, segundo e quarto. Marcos Baumgart e Kleber Cincea são os reis do Jalapão pela segunda vez (a primeira conquista foi em 2019) com a dupla estreante Adroaldo José Weisheimer/Fred Budtikevitz na segunda colocação e Pedro Prado Filho/Josi Koerich em quarto, todos competindo com o X Rally Ranger. A abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country teve quatro etapas, totalizando aproximadamente 1.400 km, entre os dias 16 e 19 de junho, largando de Luís Eduardo Magalhães (BA) e chegando em Vila Panambí (TO).
“A prova foi excelente. Se dois dias no Jalapão durante o Sertões já é bom, imagina quatro num rali inteiro? Infelizmente não fizemos a trinca, mas foi um resultado muito bom para a equipe. O Adroaldo e o Fred mostraram que vieram para brigar, são dois caras novos e que fazem todo mundo crescer”, disse o bicampeão do Jalapão Marcos Baumgart ao analisar o desempenho da equipe. “Para nós foi um rali de superação, tivemos pneu furado no primeiro dia e um vazamento de óleo que tirava a nossa visibilidade… depois conseguimos fazer uma etapa limpa e conseguimos vencer a prova”, completou.
Beco Andreotti, CEO da X Rally Team e navegador tricampeão do Sertões, ficou satisfeito com o resultado geral da equipe no Rally Jalapão. “Foi um resultado extremamente positivo. Claro que a gente trabalha pensando em P1, P2 e P3, mas infelizmente o Pedro teve um problema no freio e foi obrigado a fazer uma especial mais conservadora. A disputa entre o Adroaldo e o Marcos foi muito boa, é uma dupla nova e que acelerou muito e vai forte para o Sertões”, disse.
A equipe também contou com a presença da dupla Zeca Sawaya/Eduardo Gouvea a bordo do Mitsubishi X10, que terminaram na 13ª colocação. “Uma pena o Zeca, ele bateu forte numa árvore e tinha grande chance de vencer na categoria dele. O carro não apresentou nenhuma falha, então é uma pena”, concluiu Andreotti.
Agora a equipe direciona toda a atenção para o Sertões, que nesta edição será disputado inteiro na região nordeste, largando de Tibau do Sul (RN) e chegando em Tamandaré (PE) entre os dias 13 e 22 de agosto.
Resultado final do Rally Jalapão (top 5)*:
1. #303 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 11h05min44s
2. #334 Adroaldo Weisheimer/Fred Budtikevitz, a 6min33s
3. #341 Vilson Thomas/Rafael Pereira, a 1h05min24s
4. #326 Pedro Prado Filho/Josi Koerich, a 1h13min18s
5. #347 Alessandro Tozoni/Cristina Xavier, a 1h59min25s
13. #304 Zeca Sawaya/Eduardo Gouvea, a 19h16min23s
*Resultado extra-oficial
(Assessoria)