O Grêmio manteve suas chances de classificação para a próxima fase do Campeonato Brasileiro Sub-17, ao vencer o Botafogo na tarde de sábado (19), no CFT Hélio Dourado, em Eldorado so Sul. Com dois gols de Hiago, o Tricolor foi aos 10 pontos no Grupo A da competição.
A equipe comandada pelo técnico Douglas Rodrigues começou a partida tendo que suportar uma forte pressão dos visitantes. O time carioca explorou bastante os lados com chegas que foram anuladas pela boa marcação Tricolor e no bom trabalho do goleiro Cassio.
Em uma partida que começou bem estudada, o time do Grêmio usou paciência para buscar os espaços, controlando o meio campo e investindo pelas laterais com avanços dos laterais. O Botafogo forçou a marcação e cometeu muitas faltas na partida. Aos 19 minutos, após forte chegada do adversário, Athos precisou de atendimento médico e teve que ser substituído por Mateus Lusuardi.
A recompensa pelo trabalho cauteloso veio aos 24 minutos. Wesley recebeu pelo meio, avançou pela ponta da área e chutou com força para defesa parcial do goleiro que largou a bola nos pés de Hiago. O atacante gremista empurrou para o fundo do gol abrindo o placar no CFT Hélio Dourado.
Com desvantagem no placar, os visitantes abriram a marcação e o setor ofensivo do Grêmio conseguiu criar com mais tranquilidade. Aos 32 minutos, João Marcos cruzou na área para cabeceio de Karele, que mandou por sobre o gol. Com 43, Arthur Viana chegou na frente do gol e finalizou para defesa do goleiro. Com 47 minutos do primeiro tempo, mais uma ótima chegada com Elisei, que aproveitou erro da zaga e chutou, mas a bola raspou no zagueiro, na trave, e foi para fora.
O técnico Douglas Rodrigues não realizou nenhuma alteração na volta do intervalo. A equipe visitante manteve o ritmo acelerado em busca do empate, mas assim como no primeiro tempo, foi dominada pela marcação do meio e a forte presença dos zagueiros.
Logo aos 3 minutos da etapa final, João Marcos teve boa chance, mas o goleiro do Botafogo se esticou todo para fazer a defesa e evitar o segundo gol gremista. Com 8 minutos, Hiago chegou a tocar para o fundo das redes, mas o lance foi anulado por impedimento do atacante gremista.
Aos 17 minutos, uma das chances mais claras da etapa final. Hiago aproveitou cruzamento que a zaga não afastou, mas o jogador do Grêmio acabou concluindo para fora.
Aos 25 da etapa complementar, o técnico Douglas Rodrigues realizou duas substituições, entrando Isaac no lugar de Eliseu e Gustavo substituiu Cheron.
Predestinado, Hiago soube aparecer novamente em ótima jogada pela direita. Aos 29 minutos, aproveitou cruzamento, subiu no meio da zaga adversário e tocou de cabeça para marcar o segundo gol do Tricolor na partida.
O Tricolor ainda teve uma chance de marcar o terceiro na partida. Aos 45 do segundo tempo, Daniel entrou na área e foi derrubado. O capitão Karele acabou desperdiçando a cobrança no chute que bateu no travessão e foi para fora.
Com este resultado, o Grêmio ficou n quinta colocação com 10 pontos. A próxima partida será fora de casa, contra o Palmeiras, na 8° Rodada da competição, dia 26 de junho, às 15h, em São Paulo.
Escalação: Cassio, Cristiano, Karele, Athos (depois Mateus Lusuardi), Alan Sander; Cheron, João Marcos (depois Lidorio), Hiago; Wesley Costa (depois Daniel), Arthur (depois Alysson) e Eliseu.
Técnico: Douglas Rodrigues
(GrêmioOficial)