Offline

Criança portadora de AME utiliza mais de quatro aparelhos que auxiliam na respiração
Publicado em 22/06/2021 18:48
Notícias do Paraná

O pequeno Vinícius de Brito Samsel tem apenas um ano de idade. Ele é portador de AME (Atrofia Muscular Espinhal) e sofre todos os dias com a dificuldade de respirar. A doença, que também prejudica todos os músculos e a ingestão de alimentos, o faz precisar de diversos tratamentos para que ele possa ter uma melhor qualidade de vida.

Um deles é a fisioterapia respiratória, essencial para trabalhar os pulmões, evitando pneumonias e outras doenças do sistema respiratório. As sessões acontecem no mínimo quatro vezes na semana e são feitas utilizando exercícios e aparelhos durante o processo. O Trilogy é um deles. O equipamento é companheiro do Vini durante as 24 horas do dia e ajuda na abertura dos pulmões para facilitar a passagem do ar, já que os músculos respiratórios são danificados com a doença e não possuem força suficiente para abrir os pulmões.

Mas o tratamento não para por aí. Após recomendação médica e da fisioterapeuta, o Vini passou a usar também o Cough Assist. Ele funciona como uma “tosse mecânica” para auxiliar o pequeno, já que ele não possui forças para tossir e limpar os pulmões sozinho. Como complemento, também é utilizado um aspirador de secreção para tirar as sujeirinhas que ficam na boca e no nariz. Ainda nos cuidados do dia a dia, o reanimador pulmonar, conhecido como ambu, dá uma forcinha extra para expandir os pulmões.

Durante as sessões de fisioterapia, a vibrocompressão também é uma aliada. Trata-se de uma massagem realizada no peito da criança para ajudar na liberação dessas secreções, facilitando também a aspiração.

A voluntária e fisioterapeuta Camille Alves Leuterio conta que é possível ver as melhoras. “Os pulmões estão ficando cada vez mais limpos, o Super Vini tem mais disposição durante o dia e os músculos respiratórios estão mais fortes”, conta.

Esse sofrimento pode acabar e a vida do Vini pode ser salva. Mas para isso ele precisa tomar o remédio mais caro do mundo antes de completar os dois anos de idade: o Zolgensma. A família conta com doações e um grande grupo de voluntários realiza ações para arrecadar o dinheiro, e você também pode fazer a sua parte, doando qualquer valor para o PIX 153.989.019-82.

Acesse o instagram @ameviniciusbrito e conheça um pouco mais sobre a história desse pequeno guerreiro.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!