Governador anuncia Cascavel como sede do Sul-Americano de Kickboxing que reunirá atletas de 12 países
14/07/2021 16:18 em Kickboxing

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou oficialmente nesta quarta-feira (14) a cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, como sede do 12º Campeonato Sul-Americano de Kickboxing. O evento vai ocorrer entre os dias 8 e 12 de dezembro no Complexo Esportivo Ciro Nardi. A competição conta com o apoio da Paraná Esporte e vai reunir cerca de 700 atletas de 12 países do continente.

“O Paraná tem uma tradição muito grande em artes marciais. Nos sentimos honrados pela escolha e daremos todo o suporte possível para que o campeonato seja um sucesso. “Cascavel tem estrutura e vai organizar um grande Sul-Americano, tenho certeza”, disse Ratinho Junior. “O esporte, e especialmente as artes marciais, é democrático e tem a capacidade de transformar a vida das pessoas”, completou.

Presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), Paulo Zorello explicou que essa é a segunda vez que a entidade busca o Paraná para sediar um dos campeonatos internacionais da modalidade. Em 2020, era para Foz do Iguaçu, também no Oeste, organizar o campeonato Pan-Americano. A disputa, contudo, foi cancelada em virtude da pandemia da Covid-19.

“Escolhemos Cascavel em razão da acolhida e da estrutura governamental que a área de esporte nos proporcionou. O Sul-Americano estava programado para Caracas, na Venezuela, mas substituímos e trouxemos para o Paraná como forma de honrar o compromisso de trazer um evento internacional para o Estado”, destacou o dirigente.

Zorello enfatizou que essa será a primeira grande competição da modalidade após o reconhecimento, em junho, da Associação Mundial de Organizações de Kickboxing (Wako) como membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), após um longo processo que durou cerca de 25 anos.

Agora, a categoria busca cumprir todos os requisitos, como participar de competições continentais, até uma possível inclusão nos próximos dois ou três ciclos olímpicos. “É movimentar e fazer crescer o esporte após esse reconhecimento tão importante por parte do COI”, afirmou o presidente da CBKB.

PARCEIRO DO TURISMO – Superintendente Estadual de Esporte, Helio Wirbiski disse que o Sul-Americano de kickboxing é apenas parte de uma grande agenda esportiva prevista para o Paraná nos próximos meses. Serão, segundo ele, em torno de 15 competições apenas segundo semestre deste ano, finalizando com o início da Operação Verão, em dezembro, no Litoral e na Costa Oeste.

“São campeonatos que, em média, reúnem de 200 a 300 pessoas, movimentando diferentes pontos do Estado. Por orientação do governador Ratinho Junior, vamos usar o esporte como indutor do turismo e também como alavanca da retomada econômica, especialmente agora com o avanço da vacinação contra a Covid-19”, comentou Wirbiski.

PRESENÇA – O diretor de Inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, também participou do encontro.

(Texto: AEN. Foto: Gilson Abreu)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!