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Em Maringá, conselheiros apoiam força-tarefa da Prefeitura que acolherá alunos com problemas educacionais e sociais
27/07/2021 17:37 em Notícias de Maringá
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, reuniu-se com oito dos dez conselheiros tutelares que atuam na cidade no intuito de fortalecer a força-tarefa multidisciplinar instaurada no período de retomada às atividades presenciais das 118 unidades escolares municipais. Participaram da reunião, na tarde desta terça-feira, 27, a secretária da Educação, Tania Periotto, a secretária da Assistência Social, Sandra Jacovós, e o secretário da Saúde, Marcelo Puzzi.
 
A força-tarefa tem por objetivo mapear e realizar busca ativa de crianças e jovens da rede municipal de ensino que possam ter sofrido dificuldades durante a pandemia da covid-19 envolvendo questões educacionais, sociais e de saúde. “Os conselheiros são importantes neste trabalho. Por trás de uma reprovação ou evasão escolar, pode haver problemas ainda mais sérios acontecendo dentro de casa”, diz Ulisses Maia.
 
Na oportunidade, representantes do Conselho Tutelar Zona Sul e Conselho Tutelar Zona Norte, que atuam em Maringá, colocaram-se à disposição da força-tarefa e estreitaram o contato com o secretariado municipal para que medidas já possam acontecer ainda esta semana, já que o retorno às aulas está marcado para esta quarta-feira, 28.
 
As secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social estão finalizando a metodologia de um programa de acolhimento social dos estudantes atendidos pela prefeitura, o qual será repassado para os conselheiros tutelares. 
 
“Uma criança infelizmente pode ter perdido o pai e a mãe por  covid, por exemplo, e acabou ficando com a avó que está vulnerável. Fatalmente o aluno muitas vezes reprova, mas está precisando de ajuda. Essa busca ativa da Prefeitura vai detectar e auxiliar esse aluno”, exemplifica o prefeito de Maringá. 
 
BUSCA ATIVA - A ação inicial será a busca ativa de crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais e que apresentem sinais de vulnerabilidade social. O foco é identificar alunos com perda pedagógica, que pode ser identificada pela dificuldade de integração e aprendizagem.
 
A partir do diagnóstico de que a necessidade de atenção é multidisciplinar, a Saúde e a Assistência Social entrarão em cena para promover o resgate pleno da criança e, sempre que necessário, da família. Os conselheiros tutelares de Maringá poderão auxiliar neste processo. 
(Foto: Mileny Melo/PMM)
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