Maringá Futebol Clube agenda peneira para atletas de 16 a 19 anos
11/08/2021 14:14 em Futebol - Categoria de Base

O Maringá Futebol Clube segue em atividade com os treinamentos das categorias sub-17 e sub-19 do clube. Visando gerar oportunidade para garotos com idade entre 16 e 19 anos, o Tricolor da cidade canção irá realizar um evento no próximo final de semana, para avaliar e captar atletas para suas categorias.

 

Chamado de DRAFT MFC, a avaliação será realizada no Centro de Treinamento do Maringá FC, no sábado, 14, das 08h00 às 17h00 e no domingo, 15, das 08h00 às 12h00. As inscrições foram abertas no dia 29 de julho e encerradas no dia 5 de agosto, com 362 atletas inscritos. Segundo o gerente das categorias de base do Maringá FC, Giovanni Galvão, o clube pretende observar e avaliar talentos que possam ingressar no time maringaense.

 

“O DRAFT é uma excelente oportunidade para garotos que têm o sonho de se tornarem atletas profissionais, em serem vistos e avaliados. Ficamos surpresos com a quantidade de inscritos e procura que tivemos durante o período de inscrição. Como não conseguimos avaliar individualmente todos os atletas que nos pedem oportunidade durante o dia a dia, um evento desse se torna a chance de o garoto mostrar seu talento”, explicou Galvão.

 

O evento terá como avaliadores os técnicos Claudio Alexandre, o Claudinho, responsável pelas categorias de base do Tricolor, e o técnico Jorge Castilho, da equipe profissional do clube, além dos outros profissionais que integram as comissões técnicas da base e da equipe principal.

 

Por conta da pandemia, o clube adotará diversas medidas de segurança durante o evento, não sendo permitido a presença de acompanhantes nas instalações internas do CT durante o período de avaliação, aferição de temperatura na entrada dos participantes, álcool gel disponível em vários locais do Centro de Treinamento e obrigatoriedade do uso de máscaras durante o período em que o atleta não estiver em treinamento.

 

O processo de avaliação, pelo grande número de inscritos, será eliminatório, como explica o técnico do sub-19 do MFC, Cláudio Alexandre. “Vamos realizar diversas atividades com os atletas participantes, no entanto, devido ao número de inscritos, o processo de avaliação e seleção será eliminatório. As avaliações serão em sistema de jogos que é a melhor opção que se aproxima da realidade. No primeiro dia com jogos reduzidos, oito contra oito, em duas etapas, para os atletas terem mais possibilidade de contato com a bola e para que avaliemos aspectos técnicos, inteligência de jogo, tomadas de decisão e mobilidade com e sem bola. Além, claro, da competitividade que é fundamental. No segundo dia, após a primeira seleção, os destaques irão para o jogo formal, 11 contra 11, para termos a convicção das qualidades gerais dos atletas e já avaliando também aspectos táticos individuais dentro do contexto coletivo. Aí sim definiremos conjuntamente, os atletas em condições de passar para os treinamentos com o grupo do MFC e, consequentemente, se possuem o potencial apresentado no Draft.”, disse o treinador.

 

Dos 362 inscritos, grande parte é de Maringá e região, no entanto, há atletas oriundos de outras cidades e até mesmo estados, como São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

 

(Rodrigo Araújo/MFC)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!