Série C confirma classificados e rebaixados
25/09/2021 22:28 em Futebol - Brasileiro da Série C

A 18ª e última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro foi disputada neste sábado (25). Com quase todos os caminhos já traçados para os 20 times participantes, os classificados do Grupo A foram Paysandu-PA, Tombense-MG, Botafogo-PB e Manaus-AM – Jacuipense-BA e Santa Cruz-PE foram os rebaixados. E, pelo Grupo B, Novorizontino-SP, Ituano-SP, Ypiranga-RS e Criciúma-SC ficaram com as primeiras posições, enquanto Paraná-PR e Oeste-SP foram os últimos colocados da chave.

Grupo A:

Paysandu-PA 2 x 0 Manaus-AM

No Estádio da Curuzu, em Belém, o Paysandu já entrou em campo classificado para a próxima fase da Série C. O objetivo do momento diante do Manaus era vencer para assegurar a liderança do Grupo A: meta alcançada. O Papão venceu por 2 a 0 e ficou no primeiro lugar, com 30 pontos. A equipe visitante, com 26 e maior número de triunfos, avançou ocupando a quarta posição.

O primeiro gol do confronto saiu aos 11 minutos da etapa inicial. Após passe longo e preciso de José Aldo, Rildo recebeu, se livrou da marcação e finalizou para o fundo da rede. Na volta do intervalo, aos 19, Danrlei recebeu em profundidade, avançou, deixou dois marcadores para trás e chutou colocado para ampliar a vantagem alviceleste.

Volta Redonda-RJ 2 x 1 Tombense-MG

No Raulino de Oliveira, o Tombense foi derrotado por 2 a 1 pelo Volta Redonda mas, mesmo assim, garantiu vaga na próxima fase da Série C. A equipe mineira avançou ocupando o segundo lugar do Grupo A, com 27 pontos e maior saldo de gols. O Voltaço, com 26, ficou na quinta posição e não conseguiu se classificar.

Em um primeiro tempo bem disputado no Raulino, o Tombense saiu na frente logo aos 11 minutos de bola rolando. Manoel cruzou na área, o goleiro dos donos da casa tirou de soco e, na sobra, Jefferson Renan rolou para Jean Lucas abrir o placar. Depois, o jogo virou e o Volta Redonda passou a controlar as ações e empatou na marca dos 18. Após bate-rebate na área, Michael Paulista aproveitou sobra e finalizou firme para deixar tudo igual. A virada do Voltaço veio logo depois, aos 25, quando Heitor completou escanteio e cabeceou para o fundo das redes: 2 a 1.

Santa Cruz-PE 1 x 1 Botafogo-PB

Na Arena Pernambuco, o Botafogo-PB visitou o já rebaixado Santa Cruz-PE e empatou em 1 a 1. O resultado fez o Belo avançar na terceira posição do Grupo A, com 27 pontos. Já o Santinha, com 12, se despediu da competição na lanterna da chave.

O primeiro gol do jogo foi marcado aos 43 minutos da etapa inicial. Em cobrança de pênalti, Cleyton deslocou o goleiro Marcão e abriu o placar para o Belo. Aos 15 do segundo tempo, Eduardo recebeu assistência de Leo Gaúcho e deixou tudo igual.

Ferroviário-CE 0 x 1 Floresta-CE

No Estádio Vovozão, em Fortaleza, o Floresta bateu o Ferroviário por 1 a 0, com gol de Elielton, marcado aos 40 minutos do primeiro tempo. Com a derrota, o Tubarão da Barra terminou a competição na sexta posição do Grupo A, com 24 pontos. O time alviverde, com 21, ficou no oitavo lugar.

Jacuipense-BA 3 x 2 Altos-PI

Ainda com chances de se manter na competição, o Jacuipense-BA fez a parte dele, mas os demais resultados da rodada confirmaram o rebaixamento do time baiano para a Série D do ano que vem. No Manoel Barradas, em Salvador, o Jacupa venceu o Altos-PI por 3 a 2, mas terminou no nono lugar do Grupo A, com 18 pontos e menor saldo de gols. O Jacaré, com 21, ficou na sétima posição e segue na Série C na próxima temporada.

O primeiro tempo foi movimentado em Salvador. Em busca do resultado, os baianos partiram para o ataque e abriram dois gols de vantagem. Aos 16 minutos, Jeam recebeu cruzamento na grande área e finalizou para o fundo da rede. Depois, Bambam ampliou a vantagem em cobrança de pênalti, aos 23. Na marca dos 35, Reinaldo Lobo descontou, de cabeça, para o Altos. Na volta do intervalo, Betinho empatou logo no primeiro lance. E, aos 27, Bruninho decretou a vitória do Jacupa.

Grupo B:

Mirassol-SP 0 x 1 Novorizontino-SP

Líder absoluto do Grupo B, o Novorizontino venceu mais uma e avançou embalado para a próxima fase da competição. No José Maria de Campos Maia, o Tigre chegou ao oitavo jogo de invencibilidade ao bater o Mirassol-SP por 1 a 0 e passou com 39 pontos, na primeira posição da chave. O Leão, com 19, terminou o torneio no oitavo lugar.

Após um primeiro tempo sem muitas chances de gol, o placar só foi modificado na volta do intervalo. Mesmo assim, o segundo tempo seguiu truncado e a bola só entrou aos 42 minutos. Lucas Ferron aproveitou erro na saída de bola do Mirassol e cruzou na medida para Guilherme Lazaroni, que tocou de cabeça para decretar a vitória dos visitantes.

Ituano-SP 0 x 0 Botafogo-SP

Segundo colocado do Grupo B, com 33 pontos, o Ituano recebeu o Botafogo-SP no Novelli Junior, em Itu (SP), e empatou em 0 a 0. O Pantera, com 22, terminou a competição no sétimo lugar.

Em situações distintas na tabela da Série C, as equipes se enfrentaram no encerramento da primeira fase e fizeram um jogo sem muitas emoções. Já classificado, o Galo de Itu pouco se arriscou, mas, mesmo assim, foi quem criou mais chances claras. E o Pantera, apesar de alguns momentos de domínio de posse de bola, não levou perigo à meta defendida por Edson.

São José-RS 1 x 1 Ypiranga-RS

No Francisco Novelletto, em Porto Alegre, Mazola abriu o placar para o São José, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Sodré empatou para o Ypiranga aos 21 da etapa complementar: 1 a 1. O Canarinho, que já entrou em campo classificado, acabou avançando como terceiro colocado do Grupo B, com 32 pontos. E o Zeca, com 23, terminou a competição na sexta posição.

Figueirense 2 x 1 Criciúma

Já com os caminhos definidos na última rodada da primeira fase, Figueirense e Criciúma se enfrentaram no Orlando Scarpelli, com o time alvinegro levando a melhor no confronto catarinense: triunfo por 2 a 1. O Tigre, que já estava classificado, ficou com 30 pontos e avançou na quarta posição do Grupo B. O Furacão, com 29, terminou no quinto lugar.

Aos 30 minutos do primeiro tempo, a equipe alvinegra saiu na frente em cobrança de pênalti de Bruno Paraíba. Logo depois, o Criciúma teve chance de deixar tudo igual também da marca da cal, mas Jessé desperdiçou e mandou por cima do gol. Na marca dos 46, Rodrigo Bassani recebeu de Bruno Paraíba e finalizou no cantinho para aumentar a vantagem do Figueira. No comecinho do segundo tempo, Dudu Figueiredo chutou de fora da área e descontou para o Tigre.

Paraná-PR 4 x 0 Oeste-SP

Na despedida da Série C de 2021, Paraná e Oeste se enfrentaram no Durival Britto, em Curitiba. Ocupando o nono lugar do Grupo B, com 16 pontos, o Tricolor fez 4 a 0 no time paulista, que é o décimo colocado, com sete. As duas equipes já entraram em campo confirmadas na disputa da Série D da próxima temporada.

 

O primeiro gol do confronto foi marcado aos 30 minutos da etapa inicial por Léo Pettenon, de cabeça. Aos 25 do segundo tempo, Ebere ampliou. Três minutos depois, Gustavinho cabeceou para fazer o terceiro. E, já na marca dos 43, Gabriel Correia marcou o quarto.

(Texto: CBF. Foto: Fernando Torres/AGIF)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!