A Seleção Brasileira de Futsal se despediu da Copa do Mundo FIFA, na tarde deste domingo (3), com uma vitória por 4 a 2 diante do Cazaquistão, que garantiu ao Brasil o terceiro lugar do torneio. Na Arena de Kaunas, Taynan (contra), Rodrigo, Ferrão e Lé marcaram gols da Canarinho. A equipe brazuca encerra o Mundial com seis vitórias em sete jogos, 28 gols marcados e oito sofridos.
O jogo
A Seleção Brasileira começou o jogo controlando a posse de bola, enquanto o Cazaquistão apostava nos contra-ataques. No primeiro minuto, Taynan arriscou para o time cazaque e Rodrigo, depois de ótimo passe de Ferrão, quase marcou para o Brasil. Com a defesa adversária bem postada, a Canarinho teve dificuldades de encontrar os espaços.
Aos seis, Guitta salvou a Seleção, após mais um arremate de Taynan. Na resposta rápida, a equipe brazuca levou perigo com Gadeia e Pito. Ainda antes dos dez minutos, o Brasil teve grande chance com Dieguinho, que recebeu na entrada da área, dominou e bateu de primeira para a defesa de Higuita. Na sequência, Arthur em belo lance individual, deixou a marcação para trás e por pouco não anotou um golaço na Arena de Kaunas.
Mas, aos 11, Akbalikov recebeu ótimo lançamento do goleiro Higuita e colocou o Cazaquistão na frente. Buscando o empate, a Canarinho assustou com Bruno, Rodrigo e Lino. Instantes antes do intervalo, Nurgozhin chegou para os adversários. E, Arthur tentou para o Brasil no último lance.
Depois das conversas nos vestiários, Dyego teve a primeira oportunidade da Seleção, mas parou em Higuita. Enquanto Akbalikov apareceu para o Cazaquistão. Até que, aos quatro, Taynan na tentativa de recuar para o goleiro mandou contra a própria meta e empatou o jogo para o Brasil: 1 a 1. Pelo lado cazaque, Knaub e Tursagulov esbarram em Guitta, que também apareceu no ataque e quase virou o jogo para a Canarinho.
Já aos 11, Taynan fez o segundo dos adversários. Mas na resposta imediata, a Seleção Brasileira deixou tudo igual de novo, em boa tabela entre Rodrigo e Dieguinho, que terminou na finalização certeira do camisa 14. Na marca dos 13, Pito insistiu na jogada pelo lado esquerdo, conseguiu o desvio e Ferrão apareceu para estufar as redes e colocar o time brazuca na frente.
No embalo da virada, o Brasil chegou ao quarto gol em um bomba de Lé, aos 15. Nos minutos finais da partida, o Cazaquistão foi para o tudo ou nada, mas a Canarinho conseguiu suportar a pressão e segurar o resultado até o apito final.
(Texto: CBF. Foto: Thaís Magalhães/CBF)