Offline
Paulo André conquista bicampeonato nos Jogos Universitários Brasileiros
15/10/2021 21:26 em Jogos Universitários

Multi-medalhista em jogos nacionais e internacionais, o capixaba Paulo André Camilo de Oliveira disputou seus primeiros Jogos Olímpicos em agosto e veio em busca de marcar, mais uma vez, seu nome na história dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Atual detentor do recorde dos 100m rasos (10.07s), batido em 2018, Paulo mais uma vez saiu com a medalha de ouro, marcando o tempo de 10.52s.

A trajetória de Paulo André em competições começou já aos 15 anos. “Eu comecei no estudantil, nos Jogos Escolares do Espírito Santo. Foi uma das primeiras provas que fiz.  A primeira prova que fiz foi municipal e disputei também os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A paixão por competir surgiu ali, de competir, de conhecer novos lugares e novas pessoas, também”, conta.

O atleta do Esporte Clube Pinheiros (SP), da Seleção Brasileira e da Marinha não teve uma trajetória fácil. “Comecei o atletismo no final de 2013 e em 2014 eu não cheguei nem na final do JEBs, aí em 2015 eu venci os 100 e 200 metros dos Jogos Escolares. De lá pra cá comecei a disputar competições internacionais no revezamento com a Seleção Brasileira. Meu primeiro contato com os jogos universitários foi em 2018, quando fui selecionado.” lembra.

Paulo André herdou a paixão pelo esporte do pai, o ex-velocista Carlos José, que também disputou o JUBs. Contou que seu pai sempre elogiou o JUBs e toda a atmosfera do evento e isso o fez querer também disputar os jogos. “Quando fui disputar o JUBs ele disse que não me perturbaria e apenas pediu para que eu quebrasse o recorde da competição”, diverte-se o atleta.

Representando o Brasil e disputando contra universitários do mundo todo, Paulo André foi campeão dos 100 e dos 200 metros da Universíade de Nápoles. “2019 foi um ano mágico, onde fui campeão mundial no 4x100m e tive uma tour bem vitoriosa na Europa”, contou o jovem, que citou também que a cidade italiana está apenas atrás de Tóquio nas suas experiências profissionais.

Mesmo tendo disputado várias competições de primeiro escalão do esporte, o atleta capixaba não deixou de se impressionar e elogiar o porte do evento. “A estrutura é de alto nível, muito boa. Me deu uma nostalgia do tempo dos jogos escolares”, destacou o capixaba.

Em 2021, Paulo voltou a disputar o JUBs e mais uma vez deixou seu nome marcado na competição, confirmando o favoritismo e conquistando o seu bicampeonato. “Saio feliz, é a minha primeira competição pós-Tóquio. Tóquio foi muito especial, eu saí um pouco triste com meu desempenho, mas voltei às pistas e estou mais motivado para chegar em Paris e trazer uma medalha para o nosso país.” Paulo fez um paralelo do JUBs com as Olimpíadas e contou um pouco de como está sendo a integração: “O JUBs é completamente diferente de Tóquio para um lado positivo. É muito legal estar com a galera universitária. O pessoal tem dado um carinho enorme para mim e eu quero retribuir o máximo para eles. JUBs é JUBs, a galera é animada e juntando com a competição fica ainda mais brilhante”, finalizou.

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

(Texto: João Paulo Fernandes. Foto: Raissa Fraga/CBDU)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!