Offline
Equipes brigam por vagas às finais dos Jogos Universitários Brasileiros
16/10/2021 14:21 em Jogos Universitários

As quartas de finais inflamaram as arenas dos JUBs 2021 na sexta-feira (15). Com a separação em divisões, as arenas agora tendem a concentrar jogos de cada divisão. No Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), aconteceram todas partidas da primeira divisão do handebol masculino e duas partidas do handebol feminino. As outras duas partidas do feminino foram realizadas no Centro Integrado de Educação Física (CIEF). 

As equipes de futsal, voleibol, basquete e handebol, após disputarem a fase classificatória em seus grupos, foram divididas em até três divisões para disputarem as próximas fases. Podendo possuir até oito equipes cada, a primeira divisão conta com os primeiros lugares de cada grupo e os segundos mais bem classificados. A segunda divisão é composta pelos segundos lugares com menor pontuação, os terceiros lugares e, em alguns casos, o melhor quarto lugar.

A rodada de quartas de finais são eliminatórias e possuem quatro jogos. O vencedor do primeiro jogo enfrentará o vencedor do terceiro nas semifinais. Já o vencedor do segundo jogo, enfrentará o vencedor do quarto. Em alguns casos, a terceira divisão não conta com oito equipes e, assim, segue uma organização diferenciada. É o caso do handebol masculino, que na terceira divisão conta com seis equipes e, por isso, três jogos. O vencedor do primeiro jogo avança direto para a final. Já o vencedor do segundo jogo ainda enfrentará a equipe da UNIGRAN CAPITAL – FUEMS/MS e o vencedor desse confronto avançará para a final.

Handebol entra na fase de eliminatória

Passada a fase de grupos, no quarto dia de competição, algumas modalidades entraram na fase eliminatória. A quadra do CICB foi palco da primeira divisão do handebol masculino e feminino, que começou o dia com o jogo entre a UNIP-FUPE/SP e a UNINASSAU-FAME/MA. Melhor para as meninas de São Paulo que venceram com tranquilidade pelo placar de 42 a 12 e se classificaram para a semifinal. 

Quem também avançou para a semifinal foi a equipe da UNIATENEU-FUCE/CE que derrotaram as meninas da UNIFSA-FAEP/PI num jogo acirrado pelo placar de 24 a 21. 

No terceiro jogo da manhã, as equipes da FAG-FPDU/PR enfrentaram as pernambucanas da UNINASSAU-FAPE/PE e protagonizaram um jogão, no final, melhor para a equipe paranaense, que venceu pelo placar de 28 a 24 e avançaram para semifinal. 

A UNS-FCDU/SC não teve dificuldades e venceu as meninas da ESMAC-FEUP/PA pelo placar de 39 a 24. 

Segunda divisão 

As gaúchas da UFSM-FUGE/RS também não tiveram conhecimento e passaram com tranquilidade pela equipe da UFRR-FUER/RR e venceram pelo placar de 38 a 20. A MULTIVIX-FUEC/ES garantiu vaga na próxima fase ao vencer as meninas da UNIRV-FGDU/GO pelo placar de 34 a 19.

A UNINASSAU-FPDA/PB venceu a equipe da UFBA-FUBE/BA pelo placar de 30 a 11 e também avançou na competição. A ESTÁCIO-FESU/DF passou para a próxima fase ao vencer a equipe da UNIFAP-FADAP/AP pelo placar de 34 a 16. 

Primeira divisão masculino

Já no masculino, as quartas de final começaram com o jogo entre a UNG-FUPE/SP e a UNINASSAU-FAPE/PE. Os paulistas, atuais campeões da competição, confirmaram seu favoritismo e venceram os pernambucanos pelo placar de 29 a 24.

Outro time que passou para a semifinal foi a UNINASSAU-FAEP/PI, após derrotar a equipe da UNIVALI-FCDU/SC pelo placar de 31 a 25. A UNIESP-FPDA/PB enfrentou a equipe da UNIEVANGÉLICA-FGDU/GO e venceu na prorrogação pelo placar de 37 a 35, e avançou para a semifinal. 

A última equipe a passar para semifinal foi a equipe da UNIATENEU-FUCE/CE, após derrotar a equipe da casa, a UPIS-FESU/DF.

Segunda divisão

Na segunda divisão, a UNINILTONLINS-FAUD/AM venceu os meninos da UFRN-FNDU/RN pelo placar de 33 a 21. A UFBA-FUBE/BA venceu a ESTÁCIO da AMAZÔNIA-FUER/RR pelo placar de 32 a 29. Já a UFMA-FAME/MA avançou de fase após ganhar da UFMG-FUME/MG pelo placar de 28 a 26. 

E o último semifinalista da segunda divisão foi a UNIT-FAES/SE, que venceu a UNIFAP-FEUP/PA pelo placar de 27 a 17.

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

(Texto: Sérgio Luís e Thiago Freitas. Foto: Nilo Santos/CBDU) 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!