Offline
Jogos Universitários Brasileiros têm mata-mata no futsal e pódio nos e-Sports
16/10/2021 14:26 em Jogos Universitários

Na sexta-feira (15), as equipes do futsal se enfrentaram pelas quartas de final. Nos e-Sports, as equipes medalhistas do CS:GO e do League of Legends subiram ao pódio. Confira:

No feminino, a caminhada da UNIPLAC – FCDU/SC em busca da redenção, após o vice no último JUBS, continua. O time liderado pela rainha do Futsal, Amandinha, venceu a UNINASSAU – FPDA/PB por 7 a 0 pelas quartas de final. Já são 42 gols feitos e apenas dois sofridos, em quatro jogos.

A próxima adversária é a UCDB – FUEMS/MS, que abriu a rodada na AABB com um triunfo sobre a MULTIVIX – FUEC/ES por 6 a 0. Na outra chave, o duelo foi entre FATEB – FPDU/PR e IESB – FESU/DF, que disputaram as quartas de final na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do DF (APCEF). 

A primeira bateu a medalhista de bronze em 2019, FTC – FUBE/BA, por 5 a 2 de virada. A UCDB foi ao intervalo atrás em 2 a 1, mas resolveu na segunda etapa. O IESB precisou dos pênaltis para eliminar a atual campeã UNIP – FUPE/SP. O time empatou em 2 a 2 durante o tempo normal e prorrogação, porém, nas cobranças decisivas, ganhou por 6 a 5.

No masculino, o sonho do bicampeonato da ESMAC – FEUP/PA continua vivo. A equipe bateu a UNINASSAU – FNDU/RN por 5 a 2 e avançou à semifinal. Quem também chegou longe em 2019, porém, não está entre os quatro melhores no JUBs é a FAC. FAIPE – FMEU/MT. 

A medalhista de bronze na última edição foi derrotada pela UNIFACOL – FAPE/PE por 4 a 2 e deixou o campeonato. A companhia será de MULTIVIX – FUEC/ES e IESB – FESU/DF. 

A Multivix goleou a FEEVALE – FUGE/RS por 6 a 3 e a IESB fechou o dia na APCEF com mais uma grande vitória por 8 a 3.

e-Sports

Em uma sexta-feira recheada de confrontos, o Brasil conheceu as melhores equipes universitárias dos eSports. A UFSC Titans é campeã no Counter-Strike, UFSCar Fire e Inatel eSports preencheram o pódio. No League of Legends, a UFPE Virtus conquista o título, a UFRJ Minerva fica em segunda e a FURB eSports em terceira. As partidas foram transmitidas ao vivo pelo canal do CBDU na Twitch.

Counter-Strike: Global Offensive

Para dar início às definições dos pódios, a UFPE Virtus – FAPE/PE enfrentou a Inatel eSports – FUME/MG, que garantiu o terceiro lugar. O primeiro mapa teve um início tranquilo para a equipe mineira, que fechou o primeiro half em 11 a 4 e aproveitou a vantagem e terminou a primeira partida em 16 a 10. A mirage foi escolhida como segundo mapa e os pernambucanos iniciaram com uma postura diferente e garantiram o primeiro half com vantagem mínima. Na segunda metade, a equipe do sudeste do país virou o jogo e fechou em 16 a 14, sem dar chances para o overtime.

Na grande final, a UFSC Titans – FCDU/SC venceu a UFSCar Fire – FUPE/SP. A dust 2 foi escolhida como primeiro mapa e os paulistas venceram o primeiro half com vantagem mínima, mas os catarinenses voltaram para a segunda metade mais dominantes e fecharam o placar em 16 a 14. 

Logo após, as equipes foram ao mapa inferno. Novamente, os catarinenses se superaram na partida e dominaram a vantagem ainda no primeiro mapa, com uma diferença de 3 pontos. Os paulistas encostaram no placar, tentaram o overtime assim como no primeiro mapa, mas a equipe comandada pelo Little rubber duck não titubeou, finalizou a partida repetindo o placar e cravou a posição mais alta do pódio. A UFSC Titans é campeã do JUBs Brasília 2021!

“No outro JUBs não conseguimos levar o primeiro lugar pra casa, perdemos na final, mas nesse fizemos diferente. Estava confiante demais para essa partida. A equipe estava toda hora se colocando pra cima, consertando os erros e isso foi muito importante para fechar em 2 a 0”, gafte, atleta UFSC Titans – FCDU/SC.

League of Legends

Em Summoner’s Rift, a UFS Warriowls – FAES/SE perdeu para a FURB eSports – FCDU/SC e amargou a quarta colocação. Na primeira partida, a FURB eSports começou com o first blood e o early game foi bastante disputado entre as duas equipes. Mas, logo a equipe catarinense tomou a frente no placar e capitalizou a primeira partida da melhor de 3 com uma vantagem de 11 kills, 3 dragões e 1 Barão Na’Shor. Na segunda partida, o resultado foi o mesmo e a partida foi fechada em 2 a 0, após uma vantagem de 29 kills a 11. 

Na finalíssima, quem mandou bem foi a UFPE Virtus – FAPE/PE. A equipe pernambucana controlou muito bem os objetivos da primeira partida e ainda no early game já tinham somado 3 dragões como buffs e uma vantagem de 3k de ouro. No mid game, a UFRJ Minerva conseguiu se reerguer e até tomou a frente no placar de kills, mas o Volibear do João Bigode baixou a equipe carioca, que achou que ele estava sozinho dando sopa no mapa e todos os jogadores foram aniquilados. Assim, os nordestinos abriram o placar na série. 

Na segunda e última partida da série, a Vayne do Urek Mazino estava afiada e queria levar a partida para o terceiro jogo. Em determinado momento da partida, a equipe carioca estava com uma vantagem de 19 kills a 6 e só 11 eram do Urek. Mas, a UFPE aproveitou melhor o espaço no mapa, derrubou mais torres, conseguiu o buff da Alma do Oceano e nem apelou ao último Barão Na’Shor: a UFPE Virtus – FAPE/PE é campeã do JUBs Brasília 2021!

“Durante a seletiva, começamos conturbados porque o time ainda estava se encaixando. Eu entrei no time no começo do ano, mas estávamos confiantes em ganhar o campeonato. Estou feliz demais por conseguir ganhar o meu primeiro evento presencial a nível nacional, consegui jogar bem.”, voti, UFPE Virtus – FAPE/PE.

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

(Texto: Douglas Alves, Fábio Despontin e Victor Mayrink. Foto: Nilo Santos/CBDU)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!