Em meio ao debate e celebração do Breaking como modalidade olímpica, a partir de Paris em 2024, dois maringaenses se destacaram no primeiro Congresso Brasileiro deste esporte, que acontece nesse final de semana em Maringá. No masculino, Leonardo Malta, da maringaense Vision Crew, surpreendeu a todos e foi o campeão do primeiro dia, ficando entre os quatro melhores que disputam o título hoje. Léo foi elogiado pelos jurados pela técnica diferenciada que o levou ao primeiro lugar.
Também se classificaram para a final hoje, Major (Bauru-SP), Mini Japa (de Belém, PA) e Well (de São Paulo). No feminino se classificaram Darling (de Curitiba), Mary (de São Paulo), Duda (de São Paulo) e Lorena (de Maringá). “O evento está superando todas as nossas expectativas”, comenta o organizador e MC do evento, Alisson Onilio Paganini, que elogia e agradece o apoio da gestão Ulisses Maia. “Certeza que teremos uma grande final hoje, com alto nível", frisa lembrando que a cidade abre a jornada brasileira para o Breaking nas Olimpíadas. Resultado dos maringaenses ilustra a mobilização da cultura hip hop em Maringá, incluindo a Semana do Hip Hop realizado pela Prefeitura.
LONGE - O primeiro dia do Congresso Brasileiro de Breaking aconteceu na tarde de ontem no Centro Social Urbano. A final hoje será hoje à tarde na Kandyany Eventos, fechada ao público. O evento atraiu b-boys e b-girls de todo o Brasil. Teve quem viajou 3 mil quilômetros até Maringá. Como Mini Japa, que saiu do Belém (PA) e teve seu esforço recompensado, estando na final hoje. Também aconteceram palestras e debates sobre o Breaking como atividade profissional, participação das mulheres, condicionamento físico, entre outros.
(Texto e foto: Andye Iore/PMM)