Offline
Em Londrina, oficina para mulheres sobre Gestão da Emoção está com inscrições abertas
01/02/2022 18:35 em Notícias do Paraná

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) recebe inscrições para a oficina “Gestão da Emoção em Tempos Desafiadores”, que será realizada de forma presencial nesta quinta-feira (3), às 14h. As vagas são limitadas, e as interessadas em participar devem entrar em contato pelo WhatsApp (43) 99945-0056.

A oficina será realizada no Centro de Oficinas para Mulheres (COM), localizado na Rua Valparaíso, sala 03 do Mercado Municipal Guanabara. De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a atividade integra o eixo de Saúde e Bem-Estar, e várias outras ações estão sendo agendadas para o mês de fevereiro.

Em janeiro, as atividades do COM para 2022 foram inauguradas com a 1ª Semana de Defesa Pessoal para Mulheres. “Esta foi uma das primeiras ações que realizamos este ano, e para o mês de fevereiro já temos uma programação parcial. Estão confirmadas as oficinas de laço de fita aplicados em presilha e arco infantil, de pão de mel e de patchwork. Teremos também live sobre sororidade e outra a respeito de endometriose. Divulgaremos as datas e as inscrições gradativamente, nas próximas semanas”, antecipou Rampazzo.

Estará à frente da palestra desta quinta-feira (3) a psicopedagoga e coach Ana Fraga. Com mais de 30 anos de experiência na área de educação, ela atua há cerca de sete anos como coach de Desenvolvimento Humano, e recentemente concluiu a graduação em Psicologia.

Fraga explicou que a oficina é aberta a todas as mulheres que desejam viver melhor consigo mesma e com os outros, aprimorando as relações pessoais, profissionais e em qualquer outro ambiente. “O ganho em lidar bem com as próprias emoções é ter maior conexão no trabalho, ser mais assertivo nas decisões e aprender a não tomar decisões no calor de uma emoção forte, seja uma raiva ou uma paixão”, citou.

Segundo a palestrante, as emoções interferem diretamente na saúde e no bem-estar de todas as pessoas. E para aprender a gerenciá-las, é preciso passar pelo autoconhecimento, tendo consciência de si mesma. “É preciso saber quem eu sou e o que quero, conhecer minhas emoções, ter autocontrole e um propósito. Quando sei onde quero chegar, não me perco com as pequenas coisas que surgem no caminho. E quando falo de autoconsciência, refiro a saber o momento exato da emoção que estou sentindo sem abafá-la, mas sim gerenciando essa emoção para que não traga prejuízo”, detalhou.

Fraga acrescentou que muitas emoções, consideradas ruins, podem ser convertidas em ações de retorno positivo. “Um exemplo é o medo, uma emoção que nos protege do perigo. Sem o medo, não temos como viver. Assim como a raiva, que só é ruim se eu a transformo em uma agressão. Mas quando eu aprendo a lidar com a raiva, ela pode me impulsionar. Por isso o gerenciamento das emoções é fundamental para nossas boas ações. Posso sentir e admitir, e questionar o que fazer com esse sentimento. Essa é a grande sacada”, completou.

(Texto: PML. Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!