Offline
Londrina lança Projeto “A Umbanda na Terra do Café” nesta quarta-feira
01/02/2022 18:43 em Notícias do Paraná

Um debate realizado no Museu Histórico de Londrina marca, nesta quarta-feira (2), às 20h, o lançamento oficial do projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância”. O evento tem entrada gratuita, e os interessados em participar precisam apenas reservas ingresso, antecipadamente, pelo contato de e-mail umbandanaterradocafe@gmail.com .

Este encontro busca trazer ao público uma introdução ao contexto do novo projeto, como forma de estimular a reflexão sobre a umbanda. Dessa forma, os participantes poderão conhecer mais a respeito da religião fundamentada em vibrações de matrizes africana e indígena, com incorporações de elementos católicos e até mesmo kardecistas.

O debate contará com a participação de Mãe Josi de Yemanjá, que há 22 anos está como mãe de santo no Terreiro Manoel de Umbanda, e de Kattelyn Monte Paiva, estudante de Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL), cuja iniciação na umbanda se deu ainda na infância. Há 18 anos ela pratica a religião no Terreiro Manoel de Umbanda.

A mediação será feita por Fábio Lanza, graduado em Ciências Sociais, com mestrado em História e doutorado em Ciências Sociais. Ele atua como professor do Departamento de Ciências Sociais, da graduação, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (mestrado), e da especialização em Religiões e Religiosidades na UEL.

O evento respeitará todas as medidas sanitárias e de segurança referentes à Covid-19, e todos os presentes deverão utilizar a máscara facial ao longo da atividade.

O projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância” possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), sendo uma realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), que firmou parceria com o Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR), da UEL. A coordenação-geral do projeto é de Chris Vianna, produtora cultural londrinense.

Esta iniciativa contempla a publicação de um livro com textos do escritor Maurício Arruda Mendonça e fotos de Yashiro Yamasu, a produção de um documentário sob direção do cineasta Carlos Fofaun, e que ficará disponível no canal do YouTube do projeto e em outras redes sociais, além da construção de um site permanente com informações atualizadas.

Também serão realizados 15 debates e palestras em terreiros, escolas de capoeira e no Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. O projeto direciona-se também ao público jovem e alunos do Ensino Médio. Para isso, serão selecionadas, através de editais, cinco escolas, cada uma localizada numa região de Londrina.

(Texto: PML. Arte: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!