Os dois próximos anos serão agitados para a mobilidade em Maringá. A Prefeitura finalizará até o meio do ano o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que é feito pela primeira vez. E, paralelamente, são realizados projetos e licitações para a construção de novas ciclovias e reformas de algumas existentes. Com isso, a previsão da Secretaria de Mobilidade Urbana é ter pouco mais de 57 quilômetros de ciclovias até 2023, ampliando em 40% os 41kms existentes hoje.
“Estamos acompanhando o crescimento do uso de bicicletas e veículos de duas rodas em Maringá”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. “Por isso, fizemos projetos para ampliar a malha cicloviária, reformar trechos e também temos campanhas educativas e sinalização nesse segmento”.
O PlanMob já passou, desde 2020, pelas etapas de mobilização inicial e do Diagnóstico e Prognóstico. Agora está na definição das Diretrizes e Concepção das Propostas e já entrará na etapa final de consolidação do plano. Entre os diversos dados levantados estão que a bicicleta representa em Maringá 6% dos deslocamentos, o dobro da média nacional, que é de 3%.
A gerente de projetos de Mobilidade Urbana de Maringá, Elise Savi, informa que o calendário tem mais duas audiências públicas. A próxima será em 11 de março, às 19h, no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, com transmissão online. Nesse encontro serão definidas as diretrizes e propostas para o PlanMob. A conclusão do PlanMob será na audiência do dia 5 de abril, às 19h, também no mesmo auditório e com transmissão pela internet.
O QUE - O PlanMob começou a ser elaborado em 2020 pela empresa Cidade Viva, de Belo Horizonte (MG), vencedora da licitação. Toda a elaboração do plano sempre teve participação popular. As audiências foram feitas em locais e horários diferentes, assim como foram transmitidas pela internet. Além das atividades técnicas terem participação de diferentes segmentos da sociedade.
O PlanMob atende recomendações da Constituição e da Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é a melhora de vida da população com readequação da paisagem urbana, reduzindo o tráfego de automóveis, desenvolvendo o transporte público, estimular a locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas na gestão Ulisses Maia. O que combinado resultaria em redução de acidentes e da poluição, entre outras melhorias para Maringá, que já é a melhor cidade do Brasil para viver.
CICLOVIAS
• hoje - 41 km
• previsão até 2023 - 57 km
- construção a licitar até 2023 - 16,1km
- reforma a licitar até 2023 - 6,6km
CONSTRUÇÃO E REFORMA:
• avenida Mario Clapier Urbinati - 1km
projeto está pronto e vai para licitação
• avenida Tuiuti - 4,4km
projeto deve ser licitado em 2022
• ciclofaixa do Parque do Ingá - 3,3km
projeto deve ser licitado em 2022
• avenida Cerro Azul, prolongamento até Contorno Sul - 3,4km
projeto em andamento e será licitado em 2023
• Maringá / Sarandi - 2,3km
projeto em andamento e será licitado em 2023
• avenida Pedro Taques, prolongamento até Jardim Sumaré - 1,7km
projeto em andamento e será licitado em 2023
• reforma da ciclovia da avenida Pedro Taques - 3km
projeto em andamento e será licitado em 2023
• reforma da ciclovia da avenida Mandacaru - 3,6km
projeto em andamento e será licitado em 2023
(Texto: Andye Iore. Foto: Mileny Melo/PMM)