Offline
Time Brasil se despede de Pequim 2022
20/02/2022 20:02 em Jogos Olímpicos

Uma espécie de conto de fadas que começou a ser escrito na Cerimônia de Abertura chegou ao fim neste domingo, 20. Com o fim da “História do Floco Neve”, o Time Brasil se despediu dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 com o desfile da delegação conduzido por Manex Silva, porta-bandeira de 19 anos, nascido em Rio Branco, no Acre, que quebrou o recorde de pontos do Brasil no esqui cross-country. O “Floco de Neve” foi o fio condutor da festa com o tema “Um Mundo, Uma Família”.

Manex foi acompanhado na Cerimônia de Encerramento por Anders Pettersson, chefe da Missão; Eduarda Ribera, a mais jovem da delegação em Pequim com 17 anos; e pelo fisioterapeuta Ronaldo Aguiar, representando os serviços médicos nesta edição dos Jogos e os colaboradores do Comitê Olímpico do Brasil.

A “História de um Floco de Neve”, que foi contada do início ao fim da Cerimônia de Abertura, continuou na Cerimônia de Encerramento, começando pelas crianças que entraram no Ninho de Pássaro segurando lanternas festivas chinesas com o desenho inspirado nele. Outros símbolos da cultura local estiveram presentes como o tradicional nó que simboliza, entre outras coisas, sorte e prosperidade e o horóscopo chinês, com seus doze animais. Vale lembrar que celebramos o Ano Novo Chinês, o Ano do Tigre, justamente no dia da Cerimônia de Abertura.

Uma tradição da Cerimônia de Encerramento é a entrega das medalhas olímpicas aos três primeiros colocados das provas mais longas dos Jogos de Inverno, as provas de largada em massa do esqui cross-country, sendo de 30km para as mulheres e 50km para os homens. Essa prova contou com a participação do porta-bandeira do Brasil, Manex Silva. Após as medalhas foi feita uma homenagem aos voluntários, um dos destaques na organização dos atuais Jogos. Foram mais de 15 mil.

Como toda Cerimônia de Encerramento, um dos momentos mais aguardados foi a passagem de bastão para a próxima sede dos Jogos, nas cidades de Milão e Cortina D’Ampezzo. Milão-Cortina 2026 serão os primeiros Jogos Olímpicos a serem sediados por duas cidades, em duas regiões, Lombardia e Veneto, e duas províncias, Trento e Bolzano. A apresentação, com o tema “Dualidade, Juntos: celebrando a harmonia entre a humanidade e a natureza”, procurou mostrar como duas coisas aparentemente distintas, podem ser complementares.

Após os discursos dos presidentes do COI, Thomas Bach, e do Comitê Organizador de Pequim 2022, Cai Qi, a pira olímpica foi apagada. Como não poderia deixar de ser, um show de fogos de artifício que formaram os anéis olímpicos, “coroando” o Ninho do Pássaro. Finalmente, uma auréola gigante de fogos de artifício, simbolizou a mensagem de “Um Mundo, Uma Família”, o espírito olímpico de “Juntos”, colocando um ponto final nos Jogos Olímpicos.

Pequim 2022 foi a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville 1992. Contando com essa edição, o Brasil teve 40 diferentes atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno, sendo 13 mulheres, em nove modalidades: biatlo, bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, esqui estilo livre, luge, patinação artística, skeleton e snowboard.

(Texto: COB. Foto: Alexandre Castello Branco/COB)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!