Offline
Atlético-BA, Náutico e Botafogo-PB estão no mata-mata da Copa do Nordeste
20/03/2022 13:47 em Futebol - Copa do Nordeste

Agora é mata-mata na Copa do Nordeste! Depois da disputa de todos os jogos da última rodada da fase grupos, no sábado (19), Atlético-BA, Náutico e Botafogo-PB carimbaram as últimas vagas rumo às quartas de final da competição e se juntaram aos já classificados: Fortaleza, CSA, Sport, Ceará e CRB. Veja como foi:

Atlético-BA 0 x 0 Sousa-PB
No Carneirão, as duas equipes entraram em campo de olho na vaga no mata-mata. Enquanto o Atlético carimbava a classificação com um empate, o Verdão precisava vencer e torcer por uma combinação de resultados. Dentro desse cenário, os visitantes partiram para cima e criaram as melhores oportunidades do primeiro tempo com Arthur, Esquerdinha e Iranilson. Depois do intervalo, o Atlético voltou para o jogo com uma postura mais ofensiva. Thiaguinho e Bremer assustaram. Do outro lado, Otácilio Marcos teve ótima chance para o Sousa, mas viu Fábio Lima fazer um milagre para evitar o gol. Já nos acréscimos, Iran por pouco não decretou a vitória dos mandantes, mas errou a finalização já dentro da pequena área. No fim, o 0 a 0 se manteve até o apito final. 

Com o resultado, o Atlético ficou com a última vaga do Grupo A, a equipe baiana termina a primeira fase na quarta posição, com 11 pontos. Já o Sousa se despediu da Copa do Nordeste na sexta colocação do Grupo B, com 11 pontos. 

Sampaio Corrêa-MA 0 x 2 Botafogo-PB 
Apesar de brigarem por uma vaga na próxima fase, Sampaio e Botafogo fizeram um primeiro tempo de poucas chances no Castelão. Mas quando a partida parecia se encaminhar para o intervalo com o placar zerado, Gustavo Coutinho apareceu para abrir o placar para o Belo, aos 47 minutos. O camisa 9 aproveitou um vacilo da defesa adversária após bola alçada na área e mandou de primeira para o fundo das redes. Com um a menos desde o final da primeira etapa, depois que Pablo recebeu o cartão vermelho, o Botafogo se fechou no segundo tempo, não deixou o Tricolor criar grandes chances e aproveitou um contra-ataque, aos 45, para sacramentar a classificação com um golaço de Nicolas. 

O triunfo fora de casa, colocou o Belo na próxima fase e na vice-liderança do Grupo B, com 15 pontos. Enquanto o Sampaio dá adeus a competição na quinta posição do Grupo A, com sete pontos somados. 

Globo-RN 0 x 2 Náutico-PE
Dependendo apenas de si para avançar ao mata-mata, o Timbu tomou conta da primeira etapa. Antes de balançar as redes do Barretão, o time visitante já havia levado perigo com Léo Passos, Júnior Tavares e Carlão. Até que, aos 31, depois de uma falha da defesa adversária, Ewandro serviu Léo Passos, que dessa vez não perdoou: 1 a 0. No embalo do gol, o Náutico seguiu em cima e, aos 39, Jean Carlos deixou Robinho na boa para fazer o segundo. Depois do intervalo, o Globo equilibrou as ações, mas pouco incomodou a defesa adversária. Do outro lado, o Timbu soube controlar o ritmo do jogo para segurar o resultado e carimbar a classificação. 

Com a missão cumprida, o Náutico avança ao mata-mata na terceira colocação do Grupo B, com 14 pontos. Já o Globo encerrou sua participação no torneio na sétima posição do Grupo A, com cinco pontos. 

Sergipe-SE 1 x 3 Bahia-BA
Aparecendo na quinta colocação do Grupo B, o Tricolor entrou em campo precisando da vitória para seguir com chances de classificação e não demorou muito para abrir o placar no Batistão. Aos dez, após ótima troca de passes no setor ofensivo, Borel achou Rodallega, que recebeu no meio da área e bateu cruzado para o fundo da meta. Insistindo no ataque, o Bahia teve chances de ampliar o marcador com Marco Antônio, Raí Nascimento, Mugni e novamente com Rodallega, mas dessa vez sem sucesso. Depois do intervalo, o segundo do Tricolor enfim saiu. Aos sete minutos, Marco Antônio recebe na entrada da área, limpou a marcação e chutou colocado para estufar as redes novamente. Do outro lado, o Sergipe aproveitou cobrança de escanteio para diminuir a vantagem dos visitantes em cabeçada de Wendel, aos 24. Apesar do susto, o Bahia seguiu pressionando e, aos 46, Ronaldo César sacramentou o triunfo tricolor: 3 a 1. 

Mesmo com o resultado positivo, o Bahia se despediu da Copa do Nordeste 2022. O Tricolor fechou sua participação com 13 pontos somados e ocupando a quinta posição do Grupo B. Enquanto o Sergipe termina na lanterna do Grupo A, com apenas um ponto. 

CSA-AL 3 x 0 Altos-PI
De um lado, o CSA com a vaga garantida. De outro, o Altos sonhando com a classificação e por isso mesmo buscando mais o ataque nos início do duelo. Dico e Mimica tiveram as melhores oportunidades do Jacaré. Enquanto Lucas Barcelos assustou para o Azulão nos minutos finais do primeiro tempo. Na volta do intervalo, foi a vez do time da casa partir para cima. E, aos 14 minutos, Lucas Barcelos teve mais uma oportunidade e dessa vez não perdoou: 1 a 0. Na sequência, o camisa 9 por pouco não marcou o segundo, mas esbarrou na marcação de Alexandre. Já aos 32, Rodrigo Rodrigues foi quem tentou para o CSA, o atacante apareceu livre dentro da área, mas desperdiçou a oportunidade. Oito minutos depois, Rodrigues se redimiu do gol perdido e marcou o segundo do Azulão. E ainda deu tempo para mais. Aos 42, Luiz Henrique soltou o pé e fechou a conta no Rei Pelé. 

Com o resultado, o CSA chegou aos 14 pontos e se manteve na vice-liderança do Grupo A. Já o Altos encerrou sua participação com nove pontos e ocupando a sétima posição do Grupo B. 

Fortaleza-CE 2 x 0 CRB-AL 
Leão e Galo entraram em campo com presença confirmada na próxima fase. Mandante da partida, o Fortaleza apareceu mais no ataque no início do jogo. Lucas Lima e Renato Kayzer passaram perto. Diego Torres até tentou responder para o CRB, mas foi o mesmo o Tricolor, que largou na frente. Aos 23, após cobrança de escanteio, Tinga aproveitou a sobra e mandou para o fundo das redes. O time da casa ainda teve chances de ampliar a contagem com Romarinho e Pikachu. Mas o segundo tento do Leão só viria depois do intervalo. Logo aos nove do segundo tempo, José Welison soltou uma bomba de primeira e anotou um golaço na Arena Castelão. Mesmo com a vantagem, o tricolor seguiu buscando mais o ataque e por pouco não ampliou a contagem com Marcelo Benevenuto, Silvio Romero e Pikachu. Mas o placar seguiu sem novas alterações até o apito final.

A vitória manteve o Fortaleza no topo do Grupo A, agora com 16 pontos. Enquanto o CRB caiu para a quarta posição do Grupo B, com 14 pontos somados.  

Sport-PE 3 x 0 Floresta-CE 
Jogando em casa, o Sport precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar na Ilha do Retiro. Luciano Juba apareceu na pequena área e finalizou bonito sem chances de defesa: 1 a 0. Na sequência, o atacante quase marcou mais um. Ewerthon e Rafael Thyere também arriscaram para o Leão, mas o 1 a 0 permaneceu no marcador até o intervalo. Depois das conversas nos vestiários, o Floresta até ensaiou uma pressão nos primeiros minutos da etapa complementar. No entanto, o Sport foi aos poucos retomando o controle do jogo e, aos 18, Parraguez recebeu passe açucarado de Ewerthon e bateu rasteiro para fazer 2 a 0. O Leão seguiu insistindo no ataque e depois de algumas tentativas frustradas, Vanegas anotou o terceiro do time da casa. 

Com o resultado, o Sport chegou aos 14 pontos e se manteve na terceira colocação do Grupo A. Já o Verdão encerrou sua participação na lanterna do Grupo B, com sete pontos. 

Campinense-PB 0 x 1 Ceará-CE 
Com os destinos definidos na competição, as equipes fizeram um primeiro tempo movimentado e com boas chances criadas. Na melhor delas, aos 33 minutos, Nino Paraíba levantou a bola na área, Vina parou na marcação, mas na sobra, Cléber mandou para o fundo das redes colocando o Vozão em vantagem no Amigão. O duelo seguiu equilibrado na etapa final. Dione e Juninho Potiguar tentaram para o Campinense. Enquanto, Mendoza e Nino Paraíba assustaram para o Ceará. Nos últimos minutos do confronto, a Raposa foi para cima, mas não conseguiu evitar a derrota.

A vitória garantiu ao Ceará a melhor campanha da primeira fase. O Vozão termina na liderança do Grupo B, com 18 pontos e nenhuma derrota. Enquanto o Campinense deu adeus a Copa do Nordeste com seis pontos somados e ocupando a sexta posição do Grupo A. 

(Texto: CBF. Foto: Gabriel Leite/CNC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!