O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, dará posse amanhã (8) para a educadora Aline Câmara, 35 anos, como secretária da Criança e Adolescente (SeCriança). A nova pasta foi criada pelo prefeito para ampliar a rede de proteção e prevenção na cidade e foi aprovada pela Câmara de Vereadores. “Maringá pode esperar da SeCriança uma construção totalmente horizontal, humana e transparente do trabalho”, declara Aline Câmara. “Teremos como foco a prevenção à violência”.
A Secretaria da Criança e Adolescente é ampliação da iniciativa da gestão Ulisses Maia no trabalho de inclusão social e proteção que se estende por vários segmentos. Trabalho feito desde 2017 com mulheres, imigrantes, migrantes, idosos, moradores de rua, vítimas de violência, entre outros. E agora ganha foco na criança e adolescente. Inclusive em respeito à legislação, seja a Constituição Federal ou o Estatuto da Criança e Adolescente. Além de atuação em conjunto com conselhos municipais, tutelares e outros órgãos públicos e instituições privadas.
Aline Câmara já articula as primeiras ações. Ela tem conhecimento sobre o assunto e ouvirá nos próximos dias toda a rede de proteção à criança para ouvir as demandas e prioridades das instituições em Maringá. Entre esses temas está a escuta especializada, ação de profissionais da rede de proteção no acolhimento das vítimas que relatam as violências sofridas. Por meio deste trabalho, as providências necessárias são tomadas.
A SeCriança vai trabalhar de forma integrada com outras secretarias, como a Educação; Esportes e Lazer; Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa; Saúde; e Cultura, entre outras.
DEBATE - A secretária Aline Câmara também planeja uma audiência pública para debater a violência sexual contra adolescentes nas escolas. A data será divulgada em breve. Ela cita ainda que trabalhará para que Maringá seja exemplo na proteção da criança. “Não existe nenhum trabalho que seja referência até agora. Com toda a sociedade mobilizada na proteção da criança contra a negligência, a violência física, psicológica e, sobretudo, sexual, temos condições de oferecer serviços de excelência”, conceitua.
BASE - Até então, a Assistência Social (SAS) vinha atendendo 6.312 crianças e adolescentes inseridos em programas e serviços, com acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos. Com a criação da nova secretaria da Criança e do Adolescente, a proteção social será vastamente ampliada, sobretudo nos casos que envolvam violência.
PERFIL - Aline Câmara nasceu em 27 de dezembro de 1986, em Birigui (SP), mas se “considera maringaense de coração”. Chegou na cidade em 2006 para estudar Filosofia na UEM e se formou em 2010. É ativista da proteção da criança contra a violência sexual, com amplo currículo e grande experiência na Educação e serviços sociais.
Entre seus trabalhos, já atuou no RenovaBR, grupo que articula a renovação política de lideranças. Também já disputou eleição municipal para vereadora, com campanha baseada na proteção da criança contra violência sexual. Ainda na política, participa da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), trabalhando para o desenvolvimento sustentável da primeira infância.
Ela trabalhou no ano passado na Secretaria de Educação de Maringá, com foco na proteção da criança contra violência. Faz parte do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É professora concursada na rede municipal de Educação há mais de dez anos. Foi orientadora pedagógica do Colégio Sesi Maringá.
Aline Câmara tem graduação em Pedagogia pela Fainsep-Maringá (em 2014) e pós-graduação em Neuropsicopedagogia pelo Instituto Paranaense de Educação de Maringá (2018).
(Andye Iore/PMM)