A equipe Nissan e.dams trabalhou duro na difícil e desafiante rodada dupla do Shell Recharge Berlin E-Prix, edição de 2022. A equipe testou várias estratégias durante todo o fim de semana, mas teve dificuldades para mostrar ritmo na pista de alta velocidade do Circuito Urbano do Aeroporto de Tempelhof.
Sébastien Buemi fez uma largada promissora na rodada de abertura, no sábado. O piloto suíço se qualificou no top 10, mas perdeu várias posições no início da corrida devido a um pequeno contratempo e cruzou a linha de chegada em 14º. Correndo em casa, Maximilian Günther se qualificou em 17º e terminou a prova realizada no sentido anti-horário em 18º.
No domingo, a rodada 8 foi ainda mais desafiadora, com os pilotos correndo no sentido inverso na pista abrasiva. Günther e Buemi não se saíram bem na fase de duelos das qualificações e largaram respectivamente em 12º e 18º. Buemi partiu para a briga com seu carro nº 23 chamado de Nissan Ariya e evoluiu pelo pelotão para terminar novamente em 14º. Já Günther tentou avançar pelo pelotão com seu carro nº 22 chamado de Nissan LEAF, mas não teve ritmo suficiente e terminou a segunda prova do fim de semana em 16º.
“Chegamos a Berlim com o objetivo de levar valiosos pontos para casa, pois normalmente temos bons resultados aqui”, disse Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E e diretor geral da Equipe Nissan e.dams de Fórmula E. “Sabemos que temos algumas limitações com base no nosso pacote atual, mas é um pouco frustrante não ver as coisas melhorando a esta altura da temporada. A equipe e os pilotos continuam dando o máximo para melhorar a cada corrida, por isso vamos continuar focados em atingir melhores resultados nas próximas provas”.
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E chega agora à metade da temporada 2021/2022 e a equipe se concentra na próxima rodada, quando os pilotos da categoria 100% elétrica vão correr nas ruas de Jakarta pela primeiríssima vez no dia 4 de junho.
A Nissan está disputando este campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Comentários dos Pilotos
Sébastien Buemi
“Estou decepcionado por não ter marcado nenhum ponto aqui em Berlim, mas eu não tive ritmo suficiente para competir com o restante do pelotão. Foi um fim de semana frustrante para a equipe. No final, eu dei o máximo que pude, por isso não estou totalmente desapontado; preciso agora trabalhar com a equipe para ver como podemos melhorar para a próxima corrida”.
Maximilian Günther
“Não foi um fim de semana fácil para nós. Acho que fiz um bom trabalho durante as qualificações hoje e tirei o máximo que podia do carro. Fiquei muito próximo do pelotão de frente e trabalhei bem as curvas. Já sabíamos que esta pista seria um desafio. Tentei evoluir do 12º lugar, mas não foi fácil e não tínhamos ritmo suficiente para brigar. Tivemos boas fases no modo attack que nos permitiram ganhar posições, mas não conseguimos pontuar. Apesar disso, voltaremos ainda mais fortes daqui a duas semanas, em Jakarta”.
(Assessoria Nissan)