A renovada Seleção Brasileira não conseguiu segurar a forte e entrosada equipe do Paraguai, e deu adeus ao tricampeonato da Copa América de Beach Soccer ao ser derrotada por 3 a 2 na grande final da competição, no domingo (29), no Paraguai. Mesmo mostrando muita garra e lutando até o fim, a equipe do técnico Marco Octavio, que teve que alterar a convocação inicial por quatro vezes, foi abatida pelo time mais experiente e que sonhava em quebrar a hegemonia brasileira na competição. Nas duas edições anteriores, os paraguaios haviam chegado à final, mas foram derrotados pelos brasileiros em ambas as ocasiões.
Como já esperado, o duelo entre as melhores seleções da América do Sul começou a todo vapor. O Brasil teve as primeiras chances de gol com Igor, de falta, e Brendo, chutando de longe. Mas o Paraguai foi mais eficiente e, em dois lances de ataque, marcou dois gols. O primeiro com o capitão Carballo, de cabeça, e o segundo com Medina, aproveitando um chute cruzado para escorar para dentro, no segundo pau.
A seleção brasileira reagiu no segundo período e dominou a posse de bola. A marcação do Paraguai não seguiu no mesmo ritmo forte da primeira etapa e o pivô Igor aproveitou a oportunidade que surgiu após ele pressionar a saída de bola paraguaia e conseguir roubá-la. Com muita inteligência, teve calma, armou a bicicleta e bateu colocado para o fundo da rede. O empate veio cinco minutos depois com o fixo Lucas, acertando um belo chute de longa distância. Porém, restando nove segundos para o fim, o Paraguai teve uma falta na entrada da área que Carballo aproveitou para desempatar.
Com o placar de 3 a 2 contra, não restou outra alternativa à equipe do técnico Marco Octavio, senão ir com tudo para o ataque no terceiro e último período. Ciente disso, a seleção paraguaia voltou a intensificar a marcação e deixou o jogo muito truncado, valorizando faltas, fazendo que a partida parasse toda hora para atendimento. Isso quebrou o ritmo do jogo, favorecendo os donos da casa, que estavam na vantagem do placar.
Confiantes, os jogadores do Paraguai arriscaram mais jogadas no ataque e o goleiro Teleco acabou ganhando protagonismo com grandes defesas. Mas o placar não foi alterado. Sendo assim, o Paraguai sagrou-se campeão da Copa América pela primeira vez, impedindo o tricampeonato do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Paraguai 3 x 2 Brasil
Competição: Copa América de Beach Soccer – Paraguai 2022
Local: Estádio Mundialista Los Pynandi, em Assunção, no Paraguai
Etapa: Final
Gols Paraguai: Carballo (8’08”/1P e 0’09”/2P) e Medina (1’17”/1P)
Gols Brasil: Igor (8’29”/2P) e Lucas (2’57”/2P)
Fotos: Veja todas as fotos da competição no Flickr da Conmebol: https://www.flickr.com/photos/conmebol/albums
Vídeos: Veja todos os gols da partida clicando aqui.
VEJA COMO FOI A CAMINHADA DO BRASIL:
– 21/5: 1ª rodada – Brasil 5 x 3 Peru – 16h30 – Gols: Brendo (2), Dmais, Igor e Fabrício
– 22/5: 2ª rodada – Venezuela 2 x 5 Brasil – 16h30 – Gols: Dmais (2), Brendo, Igor e Fabrício
– 25/5: 3ª rodada – Bolívia 1 x 9 Brasil – 16h30 – Gols: Lucas (3), Fabrício (2), Dener (2), Dmais e Igor
– 26/5: 4ª rodada – Brasil 6 x 4 Uruguai – 16h30 – Gols: Igor (2), Dmais (2), Lucas e Brendo
– 28/5: Semifinal – Brasil 4 x 1 Chile – 16h30 – Gols: Igor (3) e Fabrício
– 29/5: Final – Paraguai 3 x 2 Brasil – 18h – Gols: Igor e Lucas
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º) Paraguai
2º) Brasil
3º) Chile
4º) Venezuela
5º) Peru
6º) Argentina
7º) Uruguai
8º) Colômbia
9º) Equador
10º) Bolívia
(Texto: CBF. Foto: Staff Imagnes/Conmebol)