Offline
Rally dos Sertões deixará legado turístico para Umuarama
16/08/2022 07:16 em Automobilismo

Pela primeira vez na história, o Rally dos Sertões, prova de carros, motos, quadriciclos e veículos utilitários, passará por Umuarama, no noroeste do Paraná, no dia 27 de agosto. Na edição comemorativa dos 30 anos do evento e no bicentenário da independência do Brasil, 350 competidores irão percorrer, ao todo, 7.216 quilômetros, largando de Foz do Iguaçu até Salinópolis (PA). Segundo a organização, serão 4.811 quilômetros de trechos especiais, tornando a competição brasileira de 2022 a maior do mundo, superando o Rally Dakar.

Os primeiros membros da organização do evento começam a chegar em Umuarama no dia 26. São esperados cerca de 90 carretas, helicópteros, avião, trailers e outros recursos de apoio e infraestrutura. A estimativa é que, entre organização, pilotos, navegadores e familiares dos participantes, imprensa nacional e internacional, equipes de apoio e turistas, a prova atraia três mil visitantes para a cidade.

Para receber o público, o Sebrae Paraná, a Prefeitura de Umuarama, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), a Casa do Empreendedor e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizaram capacitações para empresas de setores diversos, nas áreas de presença digital, preço de venda, criatividade, manipulação de alimentos, desenvolvimento de cardápios e experiência do cliente. Os pequenos negócios receberam kits de comunicação visual. Além disso, artesãos foram contemplados com broches do evento e os participantes de um concurso gastronômico preparativo para o Rally, com kits promocionais.

Mais próximo da chegada das equipes até a cidade, será disponibilizado para o público um catálogo de soluções com produtos e serviços de 53 empresas. Segundo a consultora do Sebrae Paraná, Jane Queiroz, o objetivo é ajudar os pequenos negócios locais a aproveitar as oportunidades que viajam com a maior competição mundial do gênero.

“O Rally, deste tamanho, potencializa o consumo e representa desenvolvimento para os negócios, para além dos ganhos nos dias de prova. Isso porque preparamos as empresas para atendimento de forma sustentável. Trata-se de um aprendizado não apenas para o Sertões, mas para tornar nossa cidade mais preparada para o turismo de modo geral a partir dessa experiência”, destaca Jane.

A empreendedora Viviany Franciny Braga Roder, do Spazio Hotel, participou das capacitações em mídias digitais, atendimento e precificação. Ela conta que fechou 100% das reservas com agências que venderam o evento. Nos 66 apartamentos do hotel, ficarão hospedados equipes técnicas, pilotos e familiares.

“Estou com a expectativa elevada. Não é sempre que temos 100% de ocupação e que podemos participar de alguma forma de um evento tão grandioso como o Rally dos Sertões”, celebra.

Do setor de bebidas e artigos nacionais e importados, a proprietária da Adega Empório da Casa, Jane Bittencourt, conta que as capacitações proporcionaram uma visão mais ampla sobre o impacto do turismo nas empresas e na cidade.

“Sensibilizamos toda a equipe com relação ao atendimento e apresentação dos diferenciais dos produtos. Farei horário de atendimento diferenciado do habitual e espero que os consumidores que passarem pela nossa loja saiam satisfeitos”, acrescenta a empresária.

Estrutura

A caravana de chegada do Sertões em Umuarama está prevista para as 14 horas do dia 27 de agosto. A concentração será no Lago Aratimbó (Av. Paraná, 7110-7448). Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, o município, além incentivar a qualificação dos pequenos negócios, planejou eventos de estímulo ao turismo e consumo.

“No lago, haverá uma praça de alimentação, presença de DJ, brinquedos infláveis gratuitos, operação de esporte de aventura body fly (equipamento para diversão radical em que o corpo fica suspenso)”, conta o secretário.  As atividades terão início às 8h, quando também será dada a largada do Ciclo Turismo, com 300 participantes inaugurando uma ciclorrota em Umuarama, do projeto Pedala Paraná.  

A estrutura de concentração, Vila Rally, ficará no Parque de Exposições da cidade (Estrada Bonfim, 323), com acesso gratuito à população, onde também haverá praça de alimentação e feirinha de artesanato. No local, estão programadas as premiações do concurso cultural com alunos das escolas municipais e do concurso gastronômico e apresentação da banda da Polícia Militar do Paraná. A expectativa da Prefeitura é de que dez mil pessoas passem pelo parque no dia 27.

Trecho mais difícil da competição

Depois de passar por Umuarama, os pilotos e navegadores seguem para Presidente Prudente, no interior de São Paulo. De acordo com a organizadora do evento, este será o trecho mais difícil da prova, com pistas de velocidade elevada em regiões agrícolas e rotas entre plantações de cana. Os competidores passarão pelas cinco regiões do Brasil, até a chegada no Pará.  

(Texto: Sebrae. Foto: Reprodução Facebook Rally dos Sertões)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!