Em parceria com o jornalista Marcos Eduardo Neves, o ex-jogador de futebol Alex lança o livro ‘Alex, A Biografia’ (ed. Planeta, 256 pág., R$ 39,90) em Maringá. O evento será neste sábado (1º de abril), às 16h, na Livrarias Curitiba do Maringá Park Shopping Center. A entrada é franca e o atendimento será feito pela ordem das senhas que estão sendo distribuídas no local.
Alex foi ídolo do Coritiba, do Palmeiras, do Cruzeiro e do Fenerbahce, da Turquia. É um dos craques que não jogaram uma Copa do Mundo. Uma razão é que competia com Ronaldinho, Rivaldo e Kaká, que se tornaram os melhores do mundo. Outra é que muitos não compreenderam a grandiosidade de seu talento.
Alex, diferentemente do jogador que estava sempre com a bola, tentando uma jogada, muitas vezes, errada e impossível, esperava o momento certo para brilhar, assim como os grandes pintores impressionistas iam para os campos abertos, à espera do brilho ideal da luz para fazer suas obras geniais.
Alex era muito técnico, minimalista. Em poucos lances e com poucos movimentos, decidia a partida. Não tinha excessos nem firulas. Mesmo sendo um meia armador, de passes espetaculares, fez também muitos gols, mais de quatrocentos, muitos belíssimos, magistrais.
Dentro e fora de campo, foi um atleta inteligente, lúcido, que falava o que pensava e que pensava antes de fazer. É um dos líderes do Bom Senso FC, que luta para melhorar o futebol brasileiro. Alex é um dos grandes da história do futebol.
Perfil
Alexsandro de Souza, o Alex, participou de 1009 jogos, fez 417 gols em 19 anos de carreira. Atuou pelo Coritiba, Palmeiras, Flamengo, Parma (Itália), Cruzeiro, Seleção Olímpica, Seleção Brasileira e Fenerbahce (Turquia).
Entre seus principais títulos, destaque para a Copa do Brasil (1998 - Palmeiras), Copa Mercosul (1998 - Palmeiras), Libertadores (1999 - Palmeiras), Copa América (1999/2004 - Brasil), Pré-Olímpico (2000 - Brasil), Rio-São Paulo (2000 - Palmeiras), Copa do Brasil (2003 -Cruzeiro), Campeonato Brasileiro (2003 - Cruzeiro), Campeonato Mineiro (2003/2004 - Cruzeiro), Campeonato Turco (2004-05/2006-7/2010-11 - Fenerbahce), Supercopa da Turquia (2007/2009 - Fenerbahce), Liga Turca (2010-11 - Fenerbahce), Copa da Turquia (2011-11 - Fenerbahce) e Campeonato Paranaense (2013 - Coritiba). Atualmente é comentarista de esportes nos canais ESPN.
Marcos Eduardo Neves é autor de ‘Nunca Houve um Homem como Heleno’, obra que serviu de base para ‘Heleno’, filme protagonizado por Rodrigo Santoro. É dele também ‘Anjo ou Demônio’ - A polêmica trajetória de Renato Gaúcho’, ‘O Maquinista - Francisco Horta e sua inesquecível Máquina Tricolor’, ‘20 Jogos Eternos do Flamengo’ e ‘Vendedor de Sonhos - A Vida e a Obra de Roberto Medina’, entre outros livros.