Para garantir mais conforto e comodidade aos passageiros, a Prefeitura de Maringá assinou contrato para obra de ampliação da sala de embarque do Aeroporto de Maringá. Com investimento de R$ 1,6 milhão, o espaço vai quase duplicar de tamanho e passará a ter 709 m². Para as intervenções, o município adotou método construtivo não convencional de estruturas pré-moldadas, o que vai garantir mais agilidade na obra, sem interferência no serviço aéreo atual.
O prefeito Ulisses Maia afirma que as melhorias reforçam o compromisso da gestão municipal em consolidar o aeroporto como referência nacional. Ele lembra que o município iniciou, no final de junho, a instalação de um moderno sistema de pouso por instrumento. O equipamento, chamado de Instrument Landing System (ILS), vai melhorar a operacionalidade com orientações aos pilotos para aproximação da pista em situações de adversidades climáticas como nevoeiros.
“Essa é mais uma das obras que fazem parte do processo de modernização do Aeroporto de Maringá realizado pela nossa gestão. Com a ampliação da sala de embarque, vamos garantir um serviço aéreo ainda mais eficiente e confortável com uma nova taxa de ocupação de passageiros”, diz o prefeito Ulisses Maia. Além dessa obra, o município segue com a construção, em fase avançada, de uma usina de geração de energia fotovoltaica. A estrutura vai abastecer todo o aeroporto com energia sustentável, além de proporcionar economia de aproximadamente R$ 1 milhão anual em energia elétrica.
A empresa vencedora da licitação da obra de ampliação da sala de embarque tem prazo de 180 dias, a partir da assinatura do contrato, para execução. Conforme previsto no edital, a vencedora é responsável pela elaboração de projeto executivo, execução da obra e fornecimento de móveis e equipamentos. “Já temos a segunda maior pista de pouso e decolagens do Paraná e média diária de 1.563 embarques. Um espaço maior, além de garantir conforto aos passageiros, garante ao aeroporto potencial de atração de novos voos”, diz o superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Thiago Louzada/PMM)