Maringá participará neste domingo, 23, do movimento nacional “Um Dia No Parque”, dedicado à celebração das áreas de conservação e preservação ambiental. A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), realizará diversas atividades ao ar livre para promover a conexão das pessoas com a natureza.
Durante o dia, haverá diversas ações nos parques do Ingá, Alfredo Nyffeler e Linear Rio Samambaia. As atividades gratuitas incluem aulas de yoga, mostra científica, feira para troca de brinquedos ou livros e observação de pássaros. A programação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia (confira a programação completa abaixo).
“Maringá é reconhecida como a ′Cidade Árvore do Mundo′ e vamos aproveitar essa data para aproximar a comunidade dos espaços públicos, além de despertar a consciência ambiental e o cuidado das áreas verdes”, destaca a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff.
Para a observação de pássaros, a orientação é levar binóculo e câmera para aproveitar o momento, e para o yoga, levar tapete de yoga, toalha ou canga. Em todas as atividades, a orientação é usar roupas e sapatos confortáveis, protetor solar, repelente, além de levar garrafinha de água.
Veja a programação:
Parque do Ingá
- 10h - Yoga com o Projeto Yoga ao Ar Livre
Ponto de Encontro: Portão Principal
- 13h às 17h - Mostra Científica e Feira de troca de brinquedos (Cada criança poderá leva um brinquedo ou um livro e realizar a troca por outro brinquedo ou livro que esteja exposto). Parceria com a Secretaria da Criança e Adolescente, SOS Riachos e o Batalhão de Polícia Ambiental.
Local: Próximo à lanchonete do Parque do Ingá
Parque Linear Rio Samambaia
- 6h30 - Observação de Aves com o Projeto Vem Passarinhar Paraná
Ponto de Encontro: Parque Linear Rio Samambaia, Rua Samambaia com Avenida Tuiuti (em frente ao Viveiro de Flores Piatã), no Jardim Piatã
- 16h30 - Yoga com o Projeto Yoga ao ar Livre
Parque Alfredo Nyffeler
- 16h30 - Yoga com o Projeto Yoga A Céu Aberto
Local: Palanque ao lado do lago, próximo à escultura Morada
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Thiago Louzada/PMM)