Com sistema de segurança moderno e inteligente, Maringá é referência em políticas públicas de proteção da comunidade e integração com demais forças de segurança. Nesta semana, a cidade conquistou a presidência do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública e Comandantes de Guarda Municipal do Paraná (Congecep). O secretário de Segurança Pública de Maringá, Ivan Quartaroli, foi eleito presidente da primeira diretoria do órgão.
O Congecep terá direito a participação no Conselho Estadual de Segurança Pública do Paraná e Defesa Social (Conesp-PR). A atuação no órgão coloca Maringá em protagonismo na busca de recursos para os municípios e fortalecimento de parcerias com as polícias Militar e Civil. “O Estado é responsável pela segurança, mas a busca dessa integração com os municípios é fundamental para ampliarmos as políticas de proteção à nossa população. Vamos articular recursos e maior apoio para as guardas municipais”, disse o secretário Ivan Quartaroli.
Ele lembra que a participação no órgão também é uma forma de compartilhar experiências exitosas do município. Com o Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Civil Municipal, inaugurado recentemente pela gestão municipal, Maringá tem um dos sistemas mais modernos, com uso de inteligência artificial, para a segurança pública. São mais de 140 câmeras de monitoramento integradas ao sistema de segurança. Destas, 80 são as novas câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos. No sistema, que funciona 24 horas, também ficam concentrados os atendimentos solicitados via 153, canal de denúncias da Guarda Civil Municipal.
(Murillo Saldanha/PMM)