Investir na construção de uma cultura de paz, com foco no diálogo e acolhimento, é compromisso da gestão municipal. Na terça-feira, 25, o prefeito Ulisses Maia assinou termo de cooperação técnica com seis instituições de ensino superior e profissionais de psicologia para desenvolvimento do projeto ′Zoeira Tem Limite′. Por meio da parceria, estudantes e professores de cursos de graduação ou pós-graduação em psicologia e profissionais voluntários poderão participar do projeto, que disponibiliza atendimento psicológico gratuito para jovens vítimas de bullying.
O prefeito Ulisses Maia destaca que a parceria possibilitará a ampliação dos atendimentos e o fortalecimento da rede de apoio e escuta respeitosa voltada para jovens e adolescentes. “É importante que as pessoas compreendam que nem tudo é brincadeira e nossa gestão tem levado a sério esse tema. Estamos fortalecendo essa rede de apoio emocional e as ações de cuidado dos nossos jovens com essa parceria importante com as instituições de ensino”, diz.
O projeto ′Zoeira tem Limite′, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, oferece um espaço para escuta respeitosa e atendimento psicológico com foco no bem-estar dos estudantes. O termo de cooperação técnica para formalização da parceria foi assinado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), UniCesumar, Uningá, UniCV, Unifamma e Centro Universitário Santa Maria da Glória (SMG), além de psicólogos voluntários.
“Por meio da parceria, as instituições e os psicólogos voluntários vão realizar os atendimentos e escuta de inscritos selecionados pela Prefeitura no programa. As instituições já realizam diversas atividades e atendimentos de apoio psicológico e, com essa interlocução e parceria com o município, vamos fortalecer as atividades”, afirma a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry.
O projeto ′Zoeira tem Limite′ é voltado para adolescentes e jovens estudantes matriculados na rede estadual, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pela internet (clique aqui para acessar o formulário).
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)