Offline

Biblioteca Centro de Maringá celebra 60 anos com investimentos em novos livros e melhorias estruturais
Notícias de Maringá
Publicado em 05/09/2023
A Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Netto (Biblioteca Centro) reúne o principal acervo da cidade com cerca de 40 mil livros. O espaço completa 60 anos de fundação na quinta-feira, 7. Para celebrar o aniversário, a Prefeitura de Maringá organizou diversas ações no local nesta terça-feira, 5, e quarta-feira, 6. A programação inclui apresentações musicais, contação de histórias e uma ′Noite na Biblioteca′ com brincadeiras. 
 
O acervo da biblioteca tem foco na literatura adulta e infantojuvenil e demais áreas do conhecimento. Além de livros, o acervo conta com gibis, revistas, jornais, materiais audiovisuais, audiolivros e jogos de tabuleiro. Nos primeiros seis meses deste ano, cerca de 90 mil pessoas passaram pelo local, com 30 mil empréstimos realizados. A Prefeitura de Maringá também investiu R$ 30 mil na compra de livros. 
 
“O compromisso da gestão é manter o acervo atualizado para que todo maringaense possa ter acesso à literatura e a exemplares de assuntos diversificados. A Biblioteca Centro preserva a história de Maringá”, destaca o secretário de Cultura, Victor Simião. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, gerencia seis bibliotecas na cidade. Nos últimos anos, o acervo saiu de 140 mil para 145 mil volumes. O aumento se refletiu no número de usuários, que atualmente conta 82 mil pessoas cadastradas. 
 
Para comemorar os 60 anos da Biblioteca Centro, nesta terça-feira, 5, a partir das 14h, haverá a apresentação do violeiro Henrique Meira e contação de histórias com Francisco Pinheiro. Na quarta-feira, das 19h às 21h, será realizada a ação ′Noite na Biblioteca - Alice: brincando entre as estações do País das Maravilhas′.
 
Investimentos na Biblioteca Centro - Desde 2017, os escritores maringaenses e as obras sobre a história de Maringá ganharam destaque na Biblioteca Centro. O local também tornou-se sede do clube de leitura e ganhou mais oficinas e ações literárias. A gestão municipal investiu em melhorias estruturais, o que garantiu a troca de todos os computadores e a implantação do Sistema Pergamum, gerenciador de dados que auxilia a organização do acervo.
 
A Biblioteca Centro foi inaugurada em 1963 com um acervo de 5 mil títulos e que fazia parte da primeira biblioteca da cidade, sediada no antigo prédio da Prefeitura. A atual sede na Avenida Horácio Racanello é o terceiro endereço da biblioteca. Em 1975, ganhou oficialmente o nome do professor Bento Munhoz da Rocha Netto.
 
Os livros da Biblioteca Centro podem ser emprestados por toda a comunidade, basta fazer um cadastro no local. É permitido empréstimos de até três livros, com dez dias de prazo para devolução. A renovação poderá ser feita caso não haja outro interessado.
(Texto: Felipe Augusto. Foto: Rafael Macri/PMM)
Comentários
Comentário enviado com sucesso!