Um grupo de 35 servidores da Prefeitura de Curitiba celebrou, na tarde de quinta-feira (4/1), o início da aposentadoria. A primeira reunião de 2024 dedicada aos servidores que se aposentam foi realizada no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico. O encontro é preparado pela equipe do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). Todos os que se aposentaram em janeiro foram convidados.
Para alguns dos profissionais, a transição de servidor ativo para a aposentadoria acontece aos poucos. É o caso do professor Amilton Neves, de 60 anos, que se aposentou em um dos dois padrões que tem na Educação de Curitiba.
Ele vai continuar lecionando no Caic Cândido Portinari, no bairro Cidade Industrial, mas agora em apenas um turno. “É uma vitória chegar à aposentadoria. Ninguém alcança esta fase de uma hora para a outra. Houve muito trabalho”, afirmou Neves, que estava acompanhado da filha Caroline Amorim Neves, de 14 anos. Ele trabalha há 20 anos na Prefeitura de Curitiba e é deficiente visual.
Já a professora Maria Eunice Wenglarek Karpovicz, também de 60 anos, se aposentou no seu segundo padrão. A primeira aposentadoria foi em 2013. Na reunião, ela estava acompanhada do filho, José Elói Karpovicz, de 33 anos, que vibrou ao ver a mãe ser chamada para receber o certificado do IPMC e a portaria da aposentadoria. “Se é especial pra ela, é importante para mim”, declarou o filho.
Maria Eunice perdeu as contas de quantas crianças e adolescentes foram seus alunos. Moradora da região do Boqueirão desde criança, sua trajetória de vida se mistura com a da comunidade escolar onde trabalhou cerca de 30 anos – na Escola CEI Tereza Matsumoto, localizado no Hauer.
“Antes de ingressar na Prefeitura, eu já era conhecida pelo meu trabalho. Agora, mais ainda. Meu trabalho foi importante para muitas famílias”, resumiu. Maria Eunice afirma que deixou lugar para que professoras mais jovens possam continuar. “Minha cabeça está muito boa, meu corpo é que está cansado. Recebi mensagens lindas de diversas colegas de trabalho”, comemorou. Ela diz que agora vai pensar em novos projetos de vida. “Quem sabe aprender coisas novas”, sugeriu.
Reconhecimento
O diretor do IPMC, Hélio José Pizzatto, entregou a cada um dos novos aposentados um certificado que marca a nova fase. Ele informou aos servidores que o Instituto está preparado para manter o sistema previdenciário municipal sustentável. Segundo ele, o IPMC garante o pagamento de todos os beneficiários até pelo menos os próximos 75 anos.
Pizzatto enfatizou que cada um dos novos aposentados deve cuidar da sua saúde. “A vantagem desse momento é que vocês poderão escolher a cada dia o que vão fazer. Aproveitem essa fase. Façam exercícios, mantenham o acompanhamento médico sempre que necessário”, recomendou ele que fez questão de agradecer aos servidores por seu tempo de trabalho na Prefeitura de Curitiba.
Questões práticas
Durante a reunião, os servidores ouviram também a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, que apresentou questões práticas relativas à nova fase de vida.
Sass alertou aos novos beneficiários do IPMC que, a partir do dia 25, eles poderão acessar o portal do IPMC com seu CPF e a mesma senha que já utilizavam no Portal do Servidor. Além do contracheque, o portal permite o acesso a documentos importantes e outras informações. Ela destacou a prova de vida, procedimento que deve ser feito regularmente, e recomendou aos que tenham direito a receber o valor correspondente à licença-prêmio que façam o protocolo do pedido junto ao Núcleo de Gestão de Pessoal da sua secretaria.
O coordenador da Central de Relacionamento do Instituto Curitiba de Saúde, Rubens Nadolny, falou aos aposentados (todos beneficiários do ICS) sobre o plano de saúde. Atualmente, com o pagamento adicional correspondente a cada faixa etária, é possível incluir filhos, netos, noras e genros de 18 aos 38 anos de idade. Nadolny respondeu a perguntas dos servidores.
(Texto: SMCS PMC. Foto: José Fernando Ogura/SMCS PMC)