Lúcio Flávio/Bonde
Só tivemos a realização de duas rodadas da Série B e ainda é muito cedo para fazer análises definitivas da competição. Mas, já é possível alguns pitacos e projeções para a sequência.
Só há dois times com 100% de aproveitamento: Figueirense e Santa Cruz, que, coincidentemente, foram rebaixados em 2016. Pelo orçamento, devem brigar pelo acesso, mas o que preocupa é que os dois clubes têm sérios problemas financeiros, que podem contaminar seus elencos ao longo da competição.
O Criciúma é o único time que perdeu os dois jogos. Uma surpresa negativa pela força da equipe catarinense. Surpresa maior ainda é o Goiás, que decepciona como no ano passado.
A equipe dos ex-londrinenses Marcelo Rangel, Everton Sena e Paulinho já jogou três vezes e tem apenas um ponto. O Goiás tem um dos maiores orçamentos da Série B e parece que quer decepcionar novamente sua torcida.
O Ceará começa decepcionando também, assim como o Náutico, que sofre com salários atrasados. O Londrina tem exatamente a mesma campanha neste início do ano passado e tem tudo para crescer ao longo da competição e briga na parte de cima.
O Inter é o Inter e, apesar do tropeço diante do ABC, não terá dificuldades para se manter no G4. Aposto também que o América Mineiro vai brigar forte pelo acesso.
Na parte de baixo, acredito que vão sofrer muito o Oeste, o Boa, o Brasil de Pelotas e o ABC. Mas, não dá para descartar também que teremos muitas surpresas ainda, em cima e em baixo, nas 36 rodadas que teremos pela frente.