Offline

Na UEM, 23º Vestibular dos Povos Indígenas ocorre neste domingo e segunda-feira
Notícias de Maringá
Publicado em 23/03/2024

Neste domingo (24) e segunda-feira (25), ocorre o 23° Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná 2024. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está ofertando seis vagas e a Comissão Universidade para os Índios (CUIA/UEM) é responsável por coordenar o processo seletivo no polo da cidade de Manoel Ribas, que será realizado no Centro Estadual de Educação (CEEP).

Seguindo em rodízio entre as Instituições de Ensino Superior (IES), este ano o vestibular será organizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com a participação das demais universidades estaduais do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ao todo são 52 vagas a serem preenchidas, sendo seis vagas para cada universidade estaduai de: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar) e do Centro Oeste (Unicentro); e dez vagas para UFPR.

Contando com 622 indígenas inscritos, as provas ocorrerão em oito polos: Curitiba, Mangueirinha, Manoel Ribas, Apucaraninha, Queimadas, Nova Laranjeiras, Cornélio Procópio e Santa Helena. No polo coordenado pela UEM (Manoel Ribas) participam as Terras Indígenas: Marrecas, Koe Ju Porã, Ivaí e Faxinal, com 81 candidatos inscritos.

A UEM é a que mais forma estudantes indígenas no Paraná, com 49 formados e 61 matriculados até o momento, mesmo sendo a com maior distância das Terras Indígenas.

Organização para as provas

A recomendação é que os candidatos verifiquem/confirmem o endereço do polo com antecedência e compareçam ao local com, no mínimo, vinte minutos antes do início da prova, a fim de ouvirem a leitura das instruções.

No primeiro dia (24), os candidatos passarão por uma prova oral de Língua Portuguesa com 15 minutos de duração. O horário é das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.

Já no segundo dia (25), os candidatos farão uma prova objetiva, com questões de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química), Língua Portuguesa (interpretação de textos) e de Línguas Estrangeiras ou Indígenas (inglês, espanhol, Guarani ou Kaingang), além de uma redação discursiva. O horário é das 13h30 às 18h30.

Documento e materiais de uso pessoal: para a realização das provas, os candidatos devem levar lápis, apontador, caneta esferográfica transparente com escrita grossa de tinta preta e borracha, os quais não poderão conter quaisquer tipos de informação, e apresentar documento oficial de identidade com foto recente.

Resultado: O gabarito provisório será divulgado na segunda-feira (25), após às 21h, neste endereço eletrônico. A divulgação do resultado final está prevista para dia 18 de abril, no mesmo site. 

Outras informações estão disponíveis no edital deste processo seletivo.

(Ana Laura Correa)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!