A Prefeitura de Maringá atua em todas as regiões da cidade com ações contínuas para combate ao mosquito da dengue. Neste sábado, 20, a partir das 8h, os agentes de combate às endemias seguem concentrados em bairros da região Sul para vistorias em residências e eliminação de focos do mosquito. A ação será na região dos bairros Conjunto Residencial Bim, Jardim Industrial, Jardim das Estações e Parque Itaipu I e II.
“O objetivo dos mutirões é conscientizar a comunidade e eliminar focos do mosquito. Nesta região, há diversas residências que ficam fechadas durante a semana e nosso trabalho aos sábados é essencial para que as equipes possam encontrar as pessoas em casa e orientá-las sobre as medidas de prevenção”, explica a secretária de Saúde, Karina Rissardo. Na semana anterior, o mutirão contemplou outros bairros da região Sul, como Conjunto Cidade Canção, Conjunto João de Barro I e II, Chácaras Aeroporto, Loteamento Madrid, Jardim Paraíso e Residencial Dolores Duran II.
A ação integrada reúne equipes das secretarias de Saúde e Fazenda. Além das vistorias no sábado, durante a semana a Fiscalização Integrada vai notificar proprietários de imóveis da região em situação de má conservação, como lixo e mato alto, para que realizem a limpeza. No total, a ação deste sábado, 20, vai contemplar mais de 3.300 imóveis e cerca de 2.500 pessoas.
A Prefeitura de Maringá realizará mutirões de combate à dengue em todos os sábados do mês de abril. No próximo sábado, 27, a ação será na região Norte, nos bairros Vila Morangueira e Vila Santo Antônio. O município reforça que, além das ações extras aos fins de semana, os agentes de combate às endemias realizam vistorias diárias em residências para orientar a população sobre medidas de prevenção da dengue.
Cuidados - A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais; fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada; lavar a vasilha de água de animais domésticos; retirar a água acumulada de plantas; tratar a água de piscinas com cloro, entre outras ações.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Fábio Reina/PMM)