A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Maringá, tem um trabalho de prevenção contra doenças e promoção à saúde. Como acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem atividades físicas para idosos. Os grupos também são abertos para toda a comunidade e a participação é gratuita.
Atualmente são mais de 1,1 mil idosos, em 37 pontos como UBSs, Academias da Terceira Idade (ATI), salões comunitários, parques, praças e espaços públicos. “É muito gratificante ver tanta gente participando e como isso faz bem para eles”, comenta a secretária de Saúde, Karina Rissardo. “Fazer exercício também ajuda a reduzir os riscos de doenças”.
As atividades acontecem entre segunda e sexta-feira, de manhã e à tarde. As aulas são dadas por profissionais de Educação Física, da própria Secretaria de Saúde. O professor Fernando Paschoal Ciriaco orienta cinco grupos e ressalta que, além dos exercícios, há avaliação mensal das condições físicas, acompanhamento de nutricionista, passeios de integração, eventos, entre outras ações que colaboram para o bem-estar dos alunos, como servem de integração social.
ALONGAR - Um exemplo é a aposentada Maria Aparecida Barbosa Rocha, 81 anos. Ela participa toda terça e quinta-feira na UBS Alvorada 3. “Me ajuda bastante. Também é uma hora que eu encontro minhas amigas. Me sinto melhor”, diz a aposentada logo após fazer um alongamento e encostar a palma da mão no chão, mostrando uma flexibilidade de fazer inveja aos mais jovens.
Se você se interessar em participar dos grupos de exercícios da Secretaria de Saúde, basta procurar a UBS do seu bairro para fazer parte.
(Andye Iore/Secretaria de Saúde)